Seguindo na melhor fase de sua carreira na F1, Lando Norris conquistou neste sábado (21) sua sexta pole position da carreira e a quinta desta temporada. O piloto da McLaren anotou 1m29s525 na classificação do GP de Singapura, superando Max Verstappen com vantagem de 0s2 e ficando à frente, também, de Lewis Hamilton, que fecha o pódio.
Ao todo, o britânico da McLaren chega a seis poles na carreira; contando as últimas seis provas, agora são quatro vezes largando da posição de honra no grid – feito que ele também alcançou nos GPs da Hungria, Holanda e Itália.
Verstappen repetiu seu melhor desempenho em classificações obtido anteriormente nas edições de 2017 e 2018 da prova. Ele, porém, não venceu em nenhuma das ocasiões, fazendo de Singapura até hoje a única pista do atual calendário na qual ainda não conseguiu ganhar uma corrida.
A primeira passagem de Norris foi a 0s1 de Verstappen, mas sua vantagem era tanta que, já na liderança, ele reduziu seu próprio tempo em 0s7. No Q2, ele foi superado por Hamilton e viu o colega Oscar Piastri anotar o tempo de referência. Porém, pôs quase meio segundo sobre o companheiro da McLaren no segmento final, e manteve-se na dianteira mesmo com o avanço do tricampeão da RBR.
A Mercedes conseguiu garantir uma segunda fila só dela pela primeira vez desde o GP da Espanha, com 0s1 sobre Piastri. O resultado veio apesar de muitas queixas de Hamilton e George Russell, em quarto lugar, sobre o carro.
Durante o Q3, Carlos Sainz perdeu o controle de sua Ferrari durante uma curva e teve uma forte batida. O carro do piloto teve que ser retirado da pista e a classificação foi paralisada por um tempo. Apesar disso, o espanhol permaneceu bem.
A corrida principal do GP de Singapura será realizada neste domingo (22), às 9h (horário de Brasília), no Circuito Urbano de Marina Bay.