A F1 2024 vai começar! Nesta quinta-feira (29), a maior temporada da história da categoria terá início com as primeiras atividades do GP do Bahrein. O cronograma em Sakhir terá três treinos livres, uma classificação de três segmentos e a corrida entre quinta-feira (29) e sábado (2) – impacto de remarcações no calendário devido ao início do Ramadã, em 10 de março.
O GP do Bahrein será em um sábado, assim como a segunda etapa da F1 2024 (GP da Arábia Saudita). O Ramadã – mês em que, segundo a tradição islâmica, o livro sagrado Alcorão foi revelado ao profeta Muhammed – terá início em 10 de março e, por isso, a corrida em Jidá foi antecipada para o dia 9 de março. Por questões de regulamento, que estabelece ao menos uma semana de intervalo entre dois GPs, a abertura na etapa de Sakhir também foi modificada.
Max Verstappen é o favorito para conquistar o tetracampeonato mundial com a RBR, mas esse não será o único atrativo da temporada. Também vale ficar de olho na despedida de Lewis Hamilton da Mercedes; o heptacampeão fará seu último ano pela equipe alemã antes de migrar para a Ferrari em 2025, realizando um “sonho de infância”.
Horários do GP do Bahrein (todos em horário de Brasília)
Quinta-feira, 29 de fevereiro
– Treino livre 1: 8h30
– Treino livre 2: 12h
Sexta-feira, 1º de março
– Treino livre 3: 9h30
– Classificação: 13h
Sábado, 2 de março
– Corrida: 12h
Pilotos confirmados
– RBR: Max Verstappen e Sergio Pérez
– Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz
– Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell
– Alpine: Esteban Ocon e Pierre Gasly
– McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
– Sauber (ex-Alfa Romeo): Valtteri Bottas e Guanyu Zhou
– Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
– Haas: Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg
– RB (ex-AlphaTauri): Yuki Tsunoda e Daniel Ricciardo
– Williams: Alex Albon e Logan Sargeant