Portal Você Online

GP dos EUA: Leclerc vence com ultrapassagem tripla na largada

Charles Leclerc vence GP dos EUA da F1 em 2024 — Foto: Patrick T. Fallon / POOL / AFP

Nem Lando Norris, nem Max Verstappen. Os protagonistas da F1 2024 viram Charles Leclerc passá-los para vencer pela primeira vez o GP dos Estados Unidos, neste domingo (20), indo de quarto a primeiro lugar ainda na largada da prova. Na manobra, o monegasco superou três carros de uma vez só, incluindo seu colega da Ferrari e segundo colocado, Carlos Sainz. Verstappen completa o pódio.

Leclerc aproveitou o espaço deixado pela briga de Verstappen com o pole Norris. Dali, gerenciou a vantagem enquanto Sainz fez um undercut sobre o tricampeão BR para tomar a vice-liderança dele. Essa foi a terceira conquista do monegasco em 2024 – ele também venceu em Mônaco e na Itália. Para a Ferrari, valeu a segunda dobradinha do ano, desde o triunfo de Sainz na Austrália, e a 87ª na F1.

Max ficou à mercê de seu rival pelo título de 2024, Lando Norris: os dois se encontraram nas dez voltas finais com direito a muitas tentativas frustradas do piloto da McLaren. O britânico conseguiu passá-lo na volta 52 de 56 mas com ambos saindo da pista, gerando expectativas sob potenciais punições para Norris – no fim, confirmada, trazendo o holandês de volta ao terceiro lugar.

Apesar do resultado, Verstappen segue liderando o campeonato de pilotos, agora com 57 pontos sobre Norris. A McLaren detém a liderança do Mundial de construtores, deixando Austin com 22 pontos a mais contra 21 da RBR.

A Mercedes quase saiu no prejuízo neste domingo (20). Com seus dois pilotos no fundo do grid, já que Lewis Hamilton largou em 17º e George Russell, do pit lane (por trocar peças do carro após a classificação), o time perdeu o veterano ainda nas voltas iniciais por uma rodada que o tirou da pista. Depois, Russell foi punido por tirar Valtteri Bottas da pista, mas terminou na zona de pontuação.

Destaque para a reestreia de Liam Lawson na F1. Em seu primeiro GP de 2024, substituindo Daniel Ricciardo após a RB demitir o australiano, ele largou em 19º, conseguiu chegar ao top 10 e recuperar-se após a troca de pneus no 38º giro da corrida. O neozelandês terminou a prova em nono.

A F1 retorna já no próximo fim de semana em 27 de outubro, com o GP da Cidade do México, válido como a 20ª etapa da temporada.

Resultado

Resultado do GP dos EUA — Foto: F1

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *