
Lando Norris comandou o único treino livre desta sexta-feira (17), mas a pole position para a corrida sprint do GP dos Estados Unidos, em Austin no Texas, ficou com Max Verstappen. O holandês da RBR precisou de apenas 0s071 de vantagem em sua volta de 1m32s143 para tirar a liderança do inglês já após a bandeirada. Oscar Piastri completa o top 3 e Gabriel Bortoleto, prejudicado pelo tráfego da pista, larga em 20º.
Bortoleto ficou em 20º lugar na sessão por não ter tido nenhum tempo registrado. Isto porque a primeira volta do brasileiro foi deletada devido aos limites de pista e, nos minutos finais do SQ1, ele foi atrapalhado pelo tráfego excessivo de carros na pista e não conseguiu completar o giro, o que também ocorreu com Yuki Tsunoda, eliminado com a RBR, e Lewis Hamilton, da Ferrari, já assegurado no SQ2.
Verstappen, que já venceu 12 das 21 corrida sprints realizadas desde 2021, chega agora a dez poles no formato. Ele já largou da posição de honra no grid nesse tipo de disputa três vezes mais que o segundo colocado no ranking: o próprio Norris, detentor de três poles.
Lando conduziu com autoridade nos dois primeiros segmentos; embora tenha tido a concorrência de Verstappen e de Lewis Hamilton no SQ1, chegou a abrir 0s6 sobre o colega Piastri, e três décimos em relação ao companheiro na etapa intermediária. A disputa final se encaminhava para ter o mesmo roteiro, mas em sua única volta no SQ3, por último, Verstappen superou a marca do inglês.
A Ferrari, por sinal, chamou atenção pela queda de ritmo: começou a sessão bem representada por Hamilton nos pneus médios, mas no segundo segmento, arriscou uma eliminação com o inglês. No SQ3, ele foi oitavo, e chegou a estar a 0s8 da marca da pole. Leclerc, que também flertou com a zona da degola no SQ2, foi apenas décimo na etapa final.
A largada da corrida sprint do GP dos EUA será neste sábado (18) às 14h, no horário de Brasília.
Resultado:



