Depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0 em Porto Alegre, o Palmeiras foi eliminado de virada pelo Grêmio por 2 a 1 em pleno estádio do Pacaembu, em São Paulo,e se classificou para a semifinal da Libertadores da América. Os gaúchos enfrentarão o vencedor do confronto entre Inter e Flamengo.

A classificação ocorreu somente no critério de desempate. Com o placar agregado de 2 x 2, o Grêmio avança devido ao maior número de gols marcado na casa do adversário. Na próxima fase, enfrenta o vencedor do outro confronto entre brasileiros, Internacional x Flamengo. A partida de ida terminou 2 x 0 para a equipe carioca e voltam a se enfrentar nesta quarta-feira (28).
A equipe de Felipão defendia os 100% de aproveitamento no Estádio Pacaembu. No comando do técnico gaúcho, o time tinha até então 8 jogos e 8 vitórias no campo. Quis o destino que a primeira derrota culminasse numa dolorida eliminação da Libertadores.
Mais uma vez, o atacante Everton Cebolinha fez a diferença. Ele marcou o primeiro gol gremista e foi responsável por toda a jogada do segundo. O Palmeiras abriu o placar com Luiz Adriano.
Os gols
O Palmeiras evitou se apegar à vantagem e foi quem abriu o placar na noite desta quarta. Logo aos 13 minutos, o camisa 10 Luiz Adriano aproveitou a falha do goleiro gremista Paulo Victor para inaugurar o marcador. O Alviverde só não contava com uma resposta tão rápida e forte do rival.
Quatro minutos depois de levar o gol, o Grêmio chegou ao empate com Everton Cebolinha. O jovem Jean Pyerre cruzou a bola perto da segunda trave e o atacante apareceu sozinho para encobrir o goleiro Weverton.
A virada gremista ocorreu ainda na primeira etapa. Aos 20 minutos, Everton Cebolinha voltou a aparecer em uma linda jogada individual. Ele passou por cinco defensores do Palmeiras e só parou em Weverton. No rebote, porém, o também veloz Alisson mandou a bola para o fundo da rede: 2 x 1.
Súmula
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 27 de agosto, terça-feira, às 21h30
Ingressos: esgotados
Árbitro: Nestor Pitana (ARG)
Assistentes: Hernan Maidana (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ambos da ARG)
Árbitro de vídeo: Daniel Fedorczuk (URU)
Assistente de Árbitro de Vídeo 1: Alexis Herrera (VEN)
Assistente de Árbitro de Vídeo 2: Nicolas Tarán (URU)