Já são os 13 Estados que seguem orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para adotar a medida, que facilita acesso a recursos para mitigação da doença em caso de surto.
O Estado do Amazonas decretou na última semana estado de emergência zoossanitária em função da gripe aviária, conforme publicação em Diário Oficial.
A medida vale por 180 dias, e tem caráter preventivo, uma vez que o Estado não possui nenhuma ocorrência da doença. Atualmente, o Brasil soma 85 casos da doença, sendo dois deles detectados em aves de subsistência.
Segundo o decreto, as ações serão de responsabilidade da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), como, por exemplo, medidas de monitoramento, as ações preventivas e a análise de riscos da influenza aviária de alta patogenicidade a serem adotadas no Estado do Amazonas.
Estas ações também contarão com a cooperação entre o setor privado e os poderes públicos municipais, estadual e federal, observados os princípios e diretrizes adotados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
Já são 13 Estados que seguiram a orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para adotar a medida, que facilita acesso a recursos para mitigação da doença em caso de surto.
ESTADOS QUE DECRETARAM EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁIRIA
Santa Catarina
Espírito Santo
Bahia
Tocantins
Mato Grosso do Sul
Paraná
Rio Grande do Sul
Sergipe
Piauí
Goiás
São Paulo
Rio de Janeiro
Amazonas