Portal Você Online

Grito Nacional da Pesca reúne ministros em Manaus na sexta

A pesca artesanal envolve 45 mil pescadores no Amazonas, segundo o Idam (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas). Na cadeia produtiva, que inclui a captura, desembarque, transporte, distribuição e comercialização, são 200 mil pessoas envolvidas.

A garantia de direitos trabalhistas, previdenciário, financiamento e assistência social para essa categoria serão debatidos em Manaus no 7º Grito da Pesca Nacional na sexta-feira (25).  

A Fetape-AM (Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Amazonas) informou que quatro ministros confirmaram presença no evento: André de Paula (Pesca e Aquicultura), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome), Luiz Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura familiar), e Carlos Lupi (Previdência Social).

Os pescadores pretendem cobrar também a flexibilização das restrições ambientais à pesca. Alguns municípios do Amazonas, como Novo Airão, têm a maior parte de seu território ocupada por Unidades de Conservação, o que restringe a pesca.

O encontro será no Studio 5 Centro de Convenções, no Distrito Industrial, zona sul da capital amazonense.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *