
O Grupo Nova Era já deu início à produção sazonal de panetones, com uma meta ambiciosa até o final de 2025: fabricar 220 mil unidades. Este volume representa uma expansão de 30% em relação ao ano anterior. Para ampliar a produção, o Nova Era concentrou a produção na TG Foods, indústria de alimentos inaugurada pelo Grupo em maio deste ano.
Segundo a gerente comercial do Grupo Nova Era, Nicéia Chagas, centralizar a fabricação na TG Foods permite maior eficiência, controle de qualidade e padronização dos processos e produção.
“Anteriormente, os panetones eram produzidos nas unidades. Agora, com a produção concentrada na TG Foods, conseguimos ampliar a escala e assegurar um padrão técnico de excelência”, explica.
Em 2024, a rede atingiu cerca de 169 mil unidades de panetones confeccionadas. O resultado positivo nas vendas daquela temporada reforçou a confiança da direção para incrementar a operação, neste período de festas. “O cenário é bastante positivo, as encomendas já iniciaram e temos certeza de que vamos alcançar as metas do ano”, disse.
A linha sazonal para este Natal apresenta os sabores tradicionais – com gotas de chocolate e frutas cristalizadas – em embalagens de 400 e 100 gramas. A distribuição ocorre sob as diferentes marcas do grupo, cada uma com posicionamento estratégico para atender diferentes perfis de consumidores. Outros canais importantes incluem a venda para indústrias parceiras e a plataforma de e-commerce (https://www.supernovaera.com.br), além de marketplaces como o iFood.
Receitas inovadoras
O desenvolvimento das receitas para este ano, contou com a expertise dos chefs Lucas Pyetro e Rogério Shimura, renomado consultor internacional em panificação e fermentação natural, que presta assessoria à TG Foods. “O principal diferencial dos produtos da empresa reside justamente no processo de fermentação natural, que respeita o tempo de maturação da massa. Esse cuidado resulta em textura mais leve, sabor notável e um aroma característico”, revela Lucas Pyetro.
“A união entre a técnica artesanal e a tecnologia industrial garante um item de elevada qualidade, com a chancela e o zelo de quem compreende o ofício da panificação”, complementa ele, sobre a produção.
A expansão da linha de panetones está diretamente ligada à estratégia do Grupo Nova Era de fortalecer a indústria regional, reduzindo a dependência de produtos externos e dinamizando a economia do Amazonas.
A atual operação fabril da temporada gerou 17 novas vagas de emprego diretas. Desse total, seis são posições fixas, cinco são contratações temporárias e as outras seis vagas foram destinadas a estagiários de Gastronomia, um movimento que fomenta a formação de novos talentos e o progresso do setor alimentício na localidade.


