A Guarda Municipal da Prefeitura de Manaus iniciou, nesta segunda-feira (26), a primeira fase do curso operacional da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM).
O treinamento aconteceu na nova sede da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), localizada no Distrito Industrial, zona Leste de Manaus.
Nesta fase, a Rocam ministrará cursos fundamentais para os membros da Guarda Municipal, incluindo temas como técnicas de abordagem, policiamento, manejo de veículos de duas e quatro rodas, além de estratégias de patrulhamento urbano.
Durante a abertura, o titular da Semseg, Alberto Neto, explicou que todas as atividades serão realizadas na esfera de atribuições da Guarda Municipal, garantindo sua atuação nos limites legais.
“A primeira fase será ministrada pela Rocam, da Polícia Militar do Amazonas, que ficará responsável por cursos extremamente importantes para a Guarda Municipal como abordagem, policiamento, abordagem de veículos de duas e quatro rodas, e como é feito o patrulhamento urbano, sempre direcionado ao que é atribuição da Guarda”, disse Alberto Neto.
Segundo o secretário, “a colaboração entre instituições de excelência beneficia diretamente a população de Manaus, que contará com profissionais ainda mais qualificados para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade”.
O comandante do 2º Batalhão de Polícia de Choque da Rocam, Major Jackson Ribeiro, destacou a importância, não somente para a Guarda Municipal, mas também para a instituição, pois é a primeira instrução que acontece nas novas instalações, no Distrito Industrial.
A segunda fase do treinamento terá início no dia 11 de março e será conduzida pela Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), da Polícia Civil. Com esta parceria, a Guarda Municipal de Manaus recebe capacitação de alto nível, sendo treinada pelas duas principais forças de segurança do Amazonas.
“Essa colaboração beneficia diretamente a população de Manaus, que contará com profissionais ainda mais qualificados para garantir a segurança e o bem-estar da comunidade”, finalizou o secretário Alberto Neto