
A Guarda Municipal de Manaus recebeu 12 novos veículos Mitsubishi L200 para ampliar a capacidade operacional da frota na cidade. A entrega das viaturas pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) foi realizada esta semana após emenda parlamentar do senador Eduardo Braga e convênio com o Ministério da Justiça, para a reestruturação e modernização da corporação.
De acordo com o secretário municipal de Segurança, Alberto Siqueira, as viaturas completam a frota em 35 veículos que circulam pelas ruas da capital amazonense.
“Essas novas L200 são equipadas com todos os recursos necessários para o trabalho policial, incluindo grafismos, luminárias e sistemas audiovisuais. Elas são fruto da emenda parlamentar do senador Eduardo Braga, em colaboração com o convênio do Ministério da Justiça”, destacou o secretário.
Os veículos, modelo 4×4 de última geração, vão reforçar o patrulhamento em áreas de maior demanda e garantir a segurança da população. Além disso, contribuirão para a rápida resposta a chamados de emergência e para a realização de operações de combate à criminalidade.
“A frota da Guarda Municipal de Manaus estará completamente renovada em breve, assim que os veículos forem devidamente registrados e preparados para o uso operacional”, ressaltou o secretário.

Evolução
Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei nº 132, inicialmente recebeu a denominação de Guarda Municipal de Parques e Jardins. Ao longo dos anos, sofreu inúmeras mudanças na sua parte estrutural e de atuação. O primeiro concurso aconteceu em 1989 e o último em 2012.
A Emenda Constitucional nº 123, de 16 de junho de 2021, consentiu à Guarda Municipal o porte de arma de fogo, alterando o artigo 125 da Constituição Estadual. J
Já a EC nº 124, de 16 de junho de 2021, passou a tratar a Guarda Municipal como órgão de Segurança Pública. Em 23 de novembro desse mesmo ano, a Lei nº 2.811 instituiu a Corregedoria-Geral e a Ouvidoria da GMM, órgãos permanentes, de apoio e execução da guarnição.
Ainda no âmbito municipal, a Lei Complementar nº 16, de 21 de dezembro de 2021, dispõe sobre o Estatuto da Guarda Municipal, a definindo como uma corporação uniformizada, destinada à proteção de bens, serviços, logradouros públicos e instalações do município, bem como a realização do patrulhamento preventivo e comunitário.


