Em cerimônia nesta terça-feira, o prefeito David Almeida fez entrega dos equipamentos a primeira turma de agentes municipais que atuarão nos terminais de ônibus, praças e prédios públicos

O prefeito de Manaus, David Almeida, e o secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), Sérgio Fontes, entregaram, nesta terça-feira (18), armamento para a Guarda Municipal da cidade. A primeira turma treinada para atuar armada receberam pistolas Taurus 9 milímetros e novo fardamento com coletes à prova de bala.
Além do armamento, os guardas usarão equipamentos não letais, seguindo a recomendação de uso progressivo da força, com táticas de imobilização, spray de pimenta e taser de choque elétrico. A Guarda também recebeu novos veículos.
O novo fardamento da Guarda Municipal é produzido em tecido mais apropriado para o clima amazônico e possui novas cores.

“A segurança pública é atribuição do Estado, mas, em todo o Brasil, já existem as guardas municipais. Nós temos muitos problemas com a segurança dos nossos prédios públicos. Vamos priorizá-los, juntamente com o transporte coletivo, os terminais, e estaremos também presentes nas feiras e mercados”, disse o prefeito em cerimônia na manhã de hoje (18), no auditório da prefeitura, na Compensa, Zona Oeste da capital amazonense.
Ainda segundo ele, os 32 aprovados na primeira turma de formação se juntarão a outros 70 e mais policiais militares, que serão integrados, por meio de um convênio com a Polícia Militar do Amazonas.
O secretário Sérgio Fontes afirmou que o novo armamento será utilizado apenas em último caso, quando a segurança do espaço público e do servidor estiver em risco.
Ele relembrou o triste episódio que aconteceu em junho de 2021, quando espaços e prédios públicos foram atacados por membros de facções criminosas. Na ocasião, os guardas municipais não tiveram poder de resposta por estarem desarmados.
“Muitas pessoas e muitas instituições nos ajudaram nesse processo de transformar a história da Guarda Municipal de Manaus. Agradecemos esse apoio. Todos os agentes que receberam o armamento nessa cerimônia já vão atuar com o armamento. Vale ressaltar que ainda vamos continuar utilizando o armamento não letal. A arma de fogo é a última opção, mas vimos, no ano passado, durante os ataques realizados à nossa cidade, que, infelizmente, é necessário, para se impor diante da criminalidade. Temos que ter o mínimo poder de resposta, que é a arma de fogo”, afirmou Fontes.

A primeira colocada no curso de formação da Guarda, a agente Francilene Viana, afirmou que a corporação municipal vive uma nova etapa da sua história e que a ação desta terça-feira (18) é marcante para a instituilção.
“Eu acho que esse é um momento histórico para a Guarda Municipal de Manaus. Durante 73 anos atuamos de maneira diferente para a população e, graças à promessa de campanha do prefeito que ele está cumprindo, nós estamos tendo esse momento de mudança na maneira de agir da guarda, de entregar segurança para a população”, falou a policial municipal.
Para ela, o armamento representa mais segurança no desempenho da sua função de proteger os manauaras. “Com esse armamento, temos mais segurança para a população e para o próprio servidor. Nós poderemos atuar de uma maneira mais enérgica e entregar um serviço de maior qualidade para a população”, disse Francilene.