Portal Você Online

Guarda Municipal de Manaus terá metralhadora e escopetas

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta segunda-feira (30) que a Guarda Municipal receberá “armamento pesado” como submetralhadoras e escopetas calibre 12. Almeida disse que “nenhum guarda municipal vai ser mais humilhado por vagabundos”.

O prefeito se referiu aos ataques e incêndios ocorridos em Manaus e no interior por facções criminosas em junho de 2021.

“ Vamos equipar com escopetas calibre 12, submetralhadoras e pistolas com balas de borracha. Com todo esse equipamento e armamento pesado, nenhum guarda municipal vai ser mais humilhado como foi naquela época que estavam tocando fogo na cidade.

Quatro guardas municipais olhando os vagabundos tocando fogo na cidade e ninguém podia fazer nada”, disse o prefeito.

A corporação também terá mais 22 viaturas. As armas, veículos e outras medidas para a reestruturação da Guarda Municipal custarão R$ 10 milhões.

O recurso é de emenda parlamentar do senador Eduardo Braga (MDB). Os agentes de segurança passarão a ter 37 viaturas, sendo que os novos modelos serão da Toyota e Mitsubishi.

A verba federal também será usada para aquisição de lanchas, quadriciclos e escritórios modulares.

David Almeida disse que o edital do concurso público para a Guarda Municipal será lançado até o final de novembro. Atualmente, a corporação tem 383 servidores. Os guardas municipais usam pistolas e armas de choque.

Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei nº 132, a Guarda Municipal de Manaus completou 74 anos neste ano. Com o advento da Semseg, Lei nº 2.817, de 6 de dezembro de 2021, na gestão do prefeito David Almeida, a Guarda Municipal vem sendo priorizada.

“Essa é a condição de continuar equipando a nossa Guarda Municipal, para que ela possa fazer o seu papel. Esse tipo de trabalho é muito importante para trazer essas melhorias para a população, e essa parceria é uma parceria que tem realmente gerado coisas boas para Manaus. A população, nesse processo todo, tem recebido entregas importantes”, completou o titular da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf), Jesus Alves, representando o senador Eduardo Braga.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *