Portal Você Online

Guarda Municipal passa a atuar armada em Manaus

A Guarda Municipal de Manaus receberá armas de fogo, motos e carros nesta quinta-feira (18). O Prefeito David Almeida fará a entrega às 10h30 no auditório da Prefeitura de Manaus, na avenida Brasil, bairro Compensa, zona Oeste da capital. Os agentes vão receber cerca de 250 unidades de armas de fogo, entre pistolas semi automática, e calibre 9 milímetros. Para os patrulhamentos serão entregues duas motos elétricas, dois patinetes elétricos e dois carros.

O projeto para o armamento da Guarda Municipal foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) em junho de 2021, incluindo os guardas da instituição de proteção no sistema de segurança pública.

A demanda surgiu logo após a capital amazonense viver uma série de ataques – de uma facção criminosa – em represália a morte de um traficante.

Investimento – A Guarda Metropolitana de Manaus receberá R$ 400 mil para a compra de armamento e treinamento dos policiais que integram a corporação. O recurso será garantido por meio de parte da cota de emenda parlamentar do deputado Fausto Jr (MDB) e estará disponível para a prefeitura no início de 2022.

Em junho os deputados aprovaram emenda à Constituição do Estado autorizando o armamento das guardas municipais e metropolitinas nas 62 cidades do Amazonas. Antes da mudança os policiais municipais não podiam andar armados.

A inclusão da Guarda Metropolitana de Manaus entre os beneficiados com emendas ocorreu durante a visita do prefeito de Manaus, David Almeida, à Assembleia Legislativa. O chefe do Executivo Municipal foi em busca de apoio dos deputados para projetos a serem executados na capital.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *