Portal Você Online

Guias descobrem cachoeira de 35 metros de altura em Presidente Figueiredo, no Amazonas

A expedição, realizada no início de agosto, percorreu mais de 60 km durante seis dias de caminhada na floresta. A cachoeira recebeu o nome “Gigante do Apuaú” em homenagem ao rio que corta a região

Cachoeira de 35 metros de altura é descoberta por guias em Presidente  Figueiredo, no Amazonas - Portal Amazônia

Uma equipe de guias turísticos de Presidente Figueiredo, município amazonense na REgião Metropolitana de Manaus – 107 km de distância – descobriu uma nova cacheira na região, que é conhecida como a ‘Terra das Cacheiras’, que batizaram como ‘Gigante do Apuaú’. A queda d’água livre tem cerca de 35 metros de altura e cinco de largura, o que a coloca entre as maiores da região.

A expedição, realizada no início de agosto pelos guias Marinilzo Brito, Frederico Roldão e Daniel dos Anjos, percorreu mais de 60 km em seis dias de caminhada pela selva até chegar ao local. O ponto fica no Rio Apuaú, na divisa entre os municípios de Novo Airão, Presidente Figueiredo e Manaus.

Segundo os exploradores, a descoberta foi resultado de quatro anos de planejamento. “Fizemos levantamento topográfico da região, que nos trouxe a ideia de que poderíamos encontrar atrativos como cachoeiras, e organizamos as expedições com esse objetivo”, relataram.

Além do tamanho, a Gigante do Apuaú se destaca pela piscina natural profunda formada ao pé da queda, considerada ideal para banho.

“Ela é diferente das cachoeiras já conhecidas de Presidente Figueiredo justamente pela imponência e pela força da queda d’água”, afirmaram.

O acesso ao local não é fácil: exige caminhada por mata fechada, terrenos alagados e longas distâncias. Durante o trajeto, a equipe até avistou pegadas de animais silvestres, como onças.

“É um caminho de muita resistência, mas a recompensa foi encontrar uma das maiores belezas naturais já registradas nessa área”, disseram os guias.

A cachoeira recebeu o nome “Gigante do Apuaú” em homenagem ao rio que corta a região e também a uma lenda local que fala de uma entidade guardiã.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *