
A Prefeitura de Manaus foi homenageada, na manhã desta segunda-feira (16), durante uma Sessão Solene na Câmara Municipal de Manaus (CMM) em reconhecimento aos dois anos de criação da Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf) . A solenidade, proposta do vereador Gilmar Nascimento , destacou o trabalho de gestão municipal na transformação da política habitacional da cidade, levando dignidade, segurança jurídica e qualidade de vida para milhares de famílias.
Ao longo desses dois anos, a Prefeitura de Manaus consolidou um dos maiores programas de regularização fundiária do país , com mais de 10 mil registros definitivos de imóveis entregues . Além disso, a Prefeitura executa hoje o maior programa habitacional da sua história , com 4.700 unidades habitacionais contratadas , além de ter implantado o programa Casa Manauara , que já reformou mais de 400 casas de famílias em situação de vulnerabilidade social.
O subsecretário da Semhaf, Zuldy Bonates , representando o secretário Jesus Alves , destacou o avanço da política habitacional em Manaus como resultado da união de esforços.
“Esse trabalho só é possível graças ao apoio do nosso prefeito David Almeida , que abraçou essa causa e não mede esforços para garantir moradia digna para quem mais precisa. Também não posso deixar de agradecer ao senador Eduardo Braga , que tem sido incansável na destinação de recursos para que possamos transformar a vida das pessoas. Quando chegamos à secretaria, entregávamos cerca de 500 títulos por ano. Hoje, dois anos depois, Manaus ultrapassa a marca de 10 mil títulos entregues , além de termos mais de 4.700 unidades habitacionais contratadas . Isso é fruto de uma gestão que entende que habitação é dignidade, é justiça social e transformação”, afirmou Zuldy.
Ele também lembrou que a Prefeitura de Manaus está inovando ao criar projetos como o “ Manaus Minha Terra ” , que promove uma ocupação planejada de áreas, como o novo bairro planejado Dorothea Braga , que terá 3.600 lotes urbanizados, com infraestrutura completa: água, energia, asfalto, escola, UBS, creche e até base da Guarda Ambiental Municipal.
O vereador Gilmar Nascimento , autor da homenagem, ressaltou a importância da Prefeitura assumir o protagonismo na política habitacional de Manaus.
“Por muito tempo, a política de habitação esteve centralizada no Estado e na União. Com a criação da Semhaf, a Prefeitura de Manaus passou a ter um canal direto para acessar recursos e executar programas próprios, como a Casa Manauara , a regularização fundiária e os projetos habitacionais. A Constituição fala de direito à moradia , que vai muito além de uma construção física. Moradia é dignidade, é qualidade de vida, é ter um lar de verdade”, concluiu o parlamentar.