
O ministro da Fazenda Fernando Haddad negou a existência da criação de uma moeda única para o Mercosul. “Não existe uma moeda única, não existe essa proposta, vai se informar primeiro”, disse irritado o ministro ao deixar o Palácio do Planalto na quinta-feira (5), desmentindo informação do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, que na última terça-feira (3), que anunciou a articulação para a criação de uma moeda comum para o Mercosul.
O próprio Scioli explicou que a intenção não é criar uma moeda oficial aos moldes do Euro, adotado pela maioria dos países-membros da União Europeia.
“Isso não significa que cada país não tenha a sua moeda, significa uma unidade para a integração e aumento de intercâmbio comercial em todo esse bloco regional. E, como disse o presidente Lula, fortalecer o Mercosul, ampliar a união latino-americana, é muito importante”, disse.
No ano passado, Haddad e o agora secretário-executivo no ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, defenderam, em artigo, a criação de uma moeda sul-americana.


