
As equipes de resgate procuram sobreviventes no Haiti neste domingo (15), um dia após o terremoto de magnitude 7,2 que deixou pelo menos 304 mortos, revivendo memórias doloridas do grande terremoto de 2010 que até hoje afeta a economia local.
O terremoto registrado neste sábado (14), deixou mais de 1.800 feridos, segundo a contagem até agora, e derrubou igrejas, hotéis e casas. O sismo foi sentido no sudoeste do país, embora mais longe da capital, Porto Príncipe, do que o terremoto de 2010.
As primeiras intervenções foram realizadas por socorristas e pela população em geral, que ajudou a retirar feridos dos escombros. Os hospitais continuam recebendo feridos e estão lotados, com unidades instalando tendas de emergência nos pátios.
O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, confirmou que o terremoto causou “várias mortes” em várias partes do país. Segundo ele, “grandes danos” também foram registrados após os abalos atingirem a região de Grand’Anse, ao sudoeste do país, e Nippes, localizada a cerca de 150 quilômetros de Porto Príncipe. O terremoto foi localizado a cerca de 12 quilômetros a nordeste de Saint-Louis-du-Sud e a 13 quilômetros de profundidade.
O governo dos Estados Unidos fornecerá auxílio imediato ao Haiti. O presidente americano, Joe Biden, designou a diplomata Samantha Power para coordenar o esforço de ajuda ao país.
Terremoto provocou tragédia no país em 2010

Um terremoto de magnitude 7,0 que atingiu o Haiti em 12 de janeiro de 2010 deixou mais de 200 mil mortos e feriu centenas de milhares de pessoas. Na época, o aeroporto de Porto Principe foi severamente abalado, o que dificultou a chegada de ajuda humanitária.
Registros da época mostram prédios e casas completamente destruídos após os tremores. Desde então, o país, que já sofria com a pobreza extrema, não conseguiu se reerguer economicamente ou oferecer ajuda adequada aos afetados.
Tempestade Grace se aproxima do Haiti
O Haiti está na área de alcance da Tempestade Grace, que se aproxima do país entre segunda e terça-feira. Estão previstos fortes ventos e chuvas com grande intensidade, que podem provocar repentinas inundações no país. Um alerta de tempestade tropical deve ser emitido no Haiti, assim como feito na República Dominicana, país vizinho que divide a Ilha de São Domingos.