Hexacampeão não largava na frente desde a corrida da Alemanha; com punição ao 2º colocado Bottas, Verstappen completa primeira fila, e Ferrari outra vez faz lambança com Leclerc

Foto: Reprodução
Por incrível que pareça, fazia tempo que Lewis Hamilton não conquistava uma pole position, desde o fim de julho, mas neste sábado, em Abu Dhabi, o hexacampeão mundial de Fórmula 1 quebrou um jejum de nove corridas sem sair na posição de honra no grid.
Na etapa decisiva da classificação, o piloto da Mercedes fez 1m34s779 na sua melhor volta e superou em 0s194 o companheiro de equipe Valtteri Bottas, que, no entanto, terá de largar do fim do grid devido a uma punição por troca de motor.
Com isso, Max Verstappen, o terceiro mais rápido na pista, a 0s360 de Hamilton, será o segundo colocado no grid. A segunda fila é da Ferrari, com Charles Leclerc à frente de Sebastian Vettel, mas a equipe italiana mais uma vez se enrolou na estratégia e liberou seus pilotos tarde demais para a última tentativa no Q3; o monegasco não teve tempo para fazer uma última tentativa de volta rápida.
Quem vence o GP de Abu Dhabi?
:cover():cover():cover():cover():cover():cover():strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/N/u/CYAfUPR9qFFWsAr6yH7A/gettyimages-1190845407.jpg)
A terceira fila em Abu Dhabi terá Alexander Albon, da RBR, e Lando Norris, da McLaren. Completam os dez primeiros colocados no grid de largada Daniel Ricciardo (Renault), Carlos Sainz (McLaren), Nico Hulkenberg (Renault) e Sergio Pérez (Racing Point).
Resultado do treino*
Segundo no treino, Valtteri Bottas foi relegado ao fim do grid, em 20º, devido a uma troca de motor. Com isso, todos os pilotos atrás dele subiram uma posição.
Os três primeiros
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/1/5/UZA73sSTKj09mAO7r5pg/gettyimages-1191047136.jpg)
Bottas, Hamilton e Verstappen, os três mais rápidos em Abu Dhabi
Foto: Reprodução
Lewis Hamilton, o pole position: “Ela foi um carro especial. Hoje é o último sábado que eu a pilotarei, então estou muito feliz em voltar à pole position.”
Valtteri Bottas, segundo na pista: “Como equipe fomos realmente fomos fortes. Em todo caso vou largar em último, mas vou dar tudo o que tenho.”
Max Verstappen, terceiro mais rápido e segundo no grid: “Terceiro foi provavelmente o melhor que poderíamos desejar – as Mercedes são normalmente dominantes aqui. Mas estamos numa posição decente para amanhã e devem haver oportunidades lá para nós.”
O que você precisa saber?
Q1 – 18 minutos e cinco eliminados Verstappen foi o primeiro dos favoritos a marcar um bom tempo, com 1m36s390, e Leclerc, após fazer dois dos melhores setores, outra vez sofreu na parte final da pista e ficou 0s090 atrás. Na sequência, Hamilton foi 0s159 mais veloz do que Verstappen. Já Bottas, punido pela troca de motor, fez o terceiro melhor tempo na sua primeira tentativa.