
O Dia Mundial do Doador de Sangue será celebrado neste sábado (15), a partir das 7h, na orla da Praia da Ponta Negra, com uma programação especial gratuita promovida pelo Hapvida +1K, um programa que disponibiliza corrida, caminhada e outros exercícios para clientes e não usuários do plano de saúde.
O objetivo do evento é homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os não doadores da capital amazonense sobre a importância da doação, um ato que salva milhares de vida. ,
O Hapvida +1K é um programa do Sistema Hapvida que oferece consultoria gratuita de corrida e caminhada para os participantes, usuários ou não usuários do plano de saúde. O +1K é voltado para quem curte aulas de ginástica, funcional, corrida e caminhada ou mesmo para os que estão querendo sair do sedentarismo.
A proposta da empresa é estimular a prática de exercícios físicos e a adoção de um estilo de vida mais saudável, a fim de diminuir o sedentarismo e o risco de doenças sistêmicas, como, por exemplo, hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol, ansiedade e depressão.
Confira a programação
- 07:00 às 08:00 Entrega de camisas
- 07:30 às 08:00 Palavra do Hemoam
- 08:00 às 9:00 Ritmos + Zumba + Boifitness + Funcional + Atividades Kids + Caminhada e Corrida + Gincana de Atletismo
- 09:00 Lanche
- 09:30 Encerramento
Doador
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário possuir a autorização e contar com o acompanhamento de um responsável durante o processo da doação. No caso de idosos com mais de 60 anos que estejam realizando a doação pela primeira vez é preciso ter autorização médica.
O doador também precisa estar saudável e não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores. Quem tomou a vacina da gripe só pode realizar a doação após 48 horas, se não tiver apresentado nenhuma reação.


