Novo plano vai descentralizar atendimento de 30 mil servidores, que era realizado apenas na capital

O governo do Amazonas e Hapvida lançaram nesta sexta-feira (28) um novo plano de atendimento para servidores da Educação que residem no interior, que passarão a receber serviços antes prestados apenas em Manaus pela operadora de saúde.
A partir do dia 5 de outubro, mais de 15,2 mil profissionais da Secretaria de Estado de Educação e Desporto terão acesso aos serviços do plano de saúde em 11 cidades polo que atenderão os 61 municípios, a exemplo do que acontece no sistema público estadual de saúde.
Na gestão anterior, quando houve licitação, o edital previa atendimento apenas na cidade de Manaus. A partir da flexibilização do Sistema Hapvida, em parceria com o governo atual, chegou-se a essa ampliação dos serviços, que atende uma demanda dos profissionais do interior.
Desde o início do benefício, em novembro de 2016, como previa o edital de licitação, os profissionais eram atendidos somente em Manaus. A descentralização das consultas e exames ampliam o acesso ao benefício dos profissionais da educação.
A medida também é uma solução encontrada pelo governador Wilson Lima e da gestão da Secretaria de Educação que, ao longo do último 1 ano e 8 meses, trabalharam na ampliação do serviço. Ainda em dezembro de 2018, o governador iniciou a negociação para que os serviços não fossem suspendidos uma vez que o serviço tinha 7 meses em atraso.
De acordo com o governador, a ampliação do atendimento para profissionais do interior não implica em novos gastos para o Estado.
“Nós conseguimos sem qualquer ônus adicional, com economia de recursos, viabilizar o atendimento à todos os profissionais da Educação do interior, não só os professores, mas técnicos administrativos e pedagogos”, disse Wilson Lima.
Os agendamentos para consultas e exames poderão ser feitos via internet, telefone e aplicativo do Hapvida. Em breve, a Secretaria de Educação divulgará mais informações sobre os agendamentos, que começam no próximo dia 5 de outubro.
Para o secretário de Estado de Educação em exercício, Luis Fabian, a ampliação é uma vitória para os profissionais do interior. “É uma vitória para os profissionais da educação do interior. A medida também é resultado da regularização do plano de saúde no primeiro ano da atual gestão estadual”, afirmou Fabian.
Cidades Polo
O atendimento do Hapvida será realizado em 11 cidades polo, que englobará determinados municípios e serviços.
Itacoatiara servirá como cidade polo para profissionais de Itapiranga, Urucará, São Sebastião do Uatumã, Silves e Urucurituba, no qual 1,2 mil servidores que poderão agendar atendimentos em clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, laboratório e raio-X.
Manacapuru também é a cidade polo que deverá ser buscada por 1,5 mil servidores que serão beneficiados com os serviços de saúde.
Coari e Tefé também funcionarão como cidades polo e beneficirão 2,1 mil servidores.
Capital – Manaus também será uma das cidades polo da expansão de atendimentos do Hapvida e atenderá 1,5 mil servidores de Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Careiro Castanho e da Várzea, Manaquiri, Autazes e Iranduba. A capital amazonense terá os seguintes serviços: clínica médica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, ortopedia, laboratório e raio-X.
Teleconsulta – As cidades polo de São Gabriel da Cachoeira, Boca do Acre e Borba funcionarão com atendimentos em teleconsulta, englobando os municípios de Santa Izabel do Rio Negro e Barcelos (São Gabriel da Cachoeira); Pauini (Boca do Acre); e Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã (Borba). Cerca de 1,9 mil profissionais serão beneficiados.