
O piloto brasileiro Helio Castroneves venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela quarta vez, neste domingo (30). Ele ganhou correndo pela pequena e inexperiente equipe da Meyer Shank.
Ele se torna o maior vencedor de uma das principais provas do automobilismo mundial, igualando-se a A.J. Foyt, Al Unser Sr. e Ricky Mears, três lendas do esporte americano.
Castroneves é um paulista de 46 anos e o piloto mais bem sucedido nos EUA. Ele já havia vencido no maior templo do automobilismo americano em 2001, 2002 e 2009, sempre pela equipe Penske, uma gigante da Indy.
Desta vez foi diferente. Ele não está participando do campeonato, e assinou contrato com a pequena Meyer Shank apenas por algumas provas. Fez a estreia neste domingo. E levou. Largando em 8º, Castroneves fez uma prova consistente, andando sempre entre os primeiros colocados.
A vitória foi conquistada na 198ª das 200 voltas, quando superou o espanhol Alex Palou e assumiu a liderança da corrida para cruzar a linha de chegada em primeiro.