Portal Você Online

Hepatites virais: Manaus disponibiliza 204 locais para teste rápido

A campanha “Julho Amarelo”, de combate e prevenção às hepatites virais, foi iniciada oficialmente em Manaus nesta terça-feira (8), com atividades educativas e oferta de teste rápido na Unidade de Saúde da Família Carmen Nicolau, no bairro Lago Azul (zona Norte), coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

Infecções que atingem o fígado, as hepatites virais podem ser causadas pelos vírus A, B, C e D, mais comuns em Manaus, e pelo vírus tipo E. Entre janeiro a junho de 2025, Manaus registrou 116 casos de hepatites virais, entre 63 casos do tipo B, 49 do tipo C e quatro do tipo D.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Ambiental, Zoonoses e da Saúde do Trabalhador da Semsa, em exercício, Karine Costa de Souza, destacou a importância de que a população procure uma unidade de saúde para realizar o teste rápido para hepatites B e C, considerando que a infecção não apresenta sintomas em muitos casos.

A diretora ressalta que uma das maneiras de prevenção é o uso do preservativo, já que uma das formas de transmissão das hepatites virais é por meio de relação sexual desprotegida.

O diretor da Unidade de Saúde da Família Carmen Nicolau, Leandro Marques, explica que a oferta para a testagem rápida, que inclui hepatites B e C, sífilis e HIV, funciona na rotina de atendimento e com livre demanda.

“A Unidade de Saúde Carmem Nicolau funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e feriados e finais de semana, das 8h às 18h. A equipe realiza palestras explicando a importância do teste de forma rotineira e quem chega procurando o serviço tem livre acesso. A demanda é grande, com 10 a 15 pessoas realizando o teste rápido diariamente aqui na unidade de saúde”, informou o diretor.

A Semsa disponibiliza o teste rápido em 204 unidades de saúde, distribuídas nas zonas Norte, Sul, Leste, Oeste e rural de Manaus, além de atuar com a Unidade Móvel de Testagem.

 Para realizar o exame, não há necessidade de encaminhamento médico, sendo feito a partir da gota de sangue retirada da ponta do dedo do paciente, com o resultado sendo emitido em 30 minutos.

Transmissão

A transmissão das hepatites virais ocorre de acordo com o tipo, variando desde a exposição a alimentos e água inadequados para consumo, até a transmissão sexual ou contato com sangue contaminado ou material perfurocortante contaminado, como materiais não esterilizados para manicure e pedicure. A transmissão também pode ocorrer de forma vertical, da mãe para o bebê durante a gestação e parto.

A infecção apresenta sintomas que podem se manifestar com cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

A costureira Maria Cileide de Oliveira, 59 anos, moradora do bairro Cidade Nova, zona Norte, estava na Unidade de Saúde Carmen Nicolau para realizar um exame e participou da atividade do “Julho Amarelo”.

“Ainda não tinha participado de atividades educativas de hepatites virais, mas acho muito importante porque não conheço muito sobre a doença. Muitas vezes a gente nem sabe que tem uma doença e é tão simples fazer o exame para evitar complicações”, afirmou Maria Cileide.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *