Portal Você Online

Hezbollah ataca Israel, que declara emergência e bombardeia o Líbano

Israel Diz Que Está Atacando O Líbano Para Impedir Ataque Em “grande  Escala” Do Hezbollah - Agen BRILink

O grupo terrorista Hezbollah realizou neste domingo (25), um ataque contra Israel com mais de 300 foguetes e drones em retaliação ao assassinato de um dos seus líderes. O governo israelense declarou situação de emergência por 48 horas e ordenou bombardeios no sul do Líbano para limitar a ação do grupo.

Imediatamente a seguir, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu realizou uma reunião do seu gabinete de segurança, no final da qual prometeu fazer “tudo o que for necessário” para garantir a segurança dos habitantes do norte de Israel.

A partir de Beirute, o Hezbollah afirmou num comunicado ter lançado “um ataque aéreo com um grande número de drones” contra o território de Israel. Ele afirmou também ter lançado “mais de 320” foguetes Katiusha contra 11 bases militares em Israel e nas Colinas de Golã sírias ocupadas por Israel.

Advertisement

Mais tarde, o grupo garantiu que sua operação estava “acabada” por enquanto e que havia sido um “sucesso”. O ataque teve como alvo “quartéis e posições israelenses que buscam facilitar a passagem de drones de ataque” para o território israelense “em profundidade”, disse o movimento, que é politicamente muito influente no Líbano.

Os ataques foram uma resposta ao assassinato de um de seus principais comandantes em Beirute no mês passado.

O exército israelense afirmou ter realizado ataques preventivos no Líbano, nos quais “uma centena” de seus aviões de combate destruíram “milhares de plataformas lançadoras de foguetes” pertencentes ao movimento libanês.

“A maioria destes lançadores foram direcionados para o norte de Israel e alguns para o centro de Israel”, acrescentou.

A operação foi lançada para “eliminar ameaças contra cidadãos israelitas”, disse o exército, que já tinha detectado ao início da manhã “preparativos do Hezbollah para realizar grandes ataques em território israelita”.

Os militares israelenses alegaram na rede social X que o Hezbollah havia disparado “mais de 150 projéteis do Líbano em direção a Israel”. Mas ele não informou se alguma posição militar israelense foi atingida.

De acordo com o canal de televisão Al Manar do Hezbollah, os ataques israelenses tiveram como alvo as florestas Kunin Rashf, Al Tayri, Beit Yahun, Al Jardali, Zawtar, Iqlim Al Tufa e Al Rayhan no sul do Líbano.

As autoridades libanesas relataram três mortos nos bombardeios israelenses. Em Tel Aviv, o Aeroporto Ben Gurion anunciou o atraso ou desvio de voos após o início do ataque do Hezbollah, mas estes foram retomados pouco depois.

O presidente dos EUA, Joe Biden, acompanha os acontecimentos “de perto” e um porta-voz do Pentágono declarou que os Estados Unidos estão “dispostos a apoiar” a defesa de Israel, seu aliado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *