
O Hospital e Pronto Socorro (HPS) Delphina Aziz, centro de referência no tratamento de pacientes confirmados e suspeitos de Covid-19, na Zona Norte de Manaus, ampliou a sua capacidade e tingiu, neste sábado (2) o número de 350 leitos entre clínicos e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados exclusivamente com este fim.
Dos 350 leitos, 35 estão prontos e aguardam a chegada, prevista para a madrugada de segunda-feira (4), de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas enviados pelo Ministério da Saúde para atuar no atendimento às vítimas do coronavírus em Manaus. A primeira equipe é formada por 30 profissionais.
No início da noite de sexta-feira, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) também enviou para a unidade dez respiradores invasivos, utilizados em leitos de UTI, e um respirador de transporte, que também foram doados ao Amazonas pelo ministério.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Amazonas ampliou em 166,7% o número de leitos do Hospital Delphina Aziz, que antes contava com 132 leitos, dos quais 50 eram de UTI. Dessa forma o sistema de saúde do estado consegue desafogar parte do fluxo de pacientes que estão sendo atendidos nos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).