
Durante a semana do Dia Internacional da Mulher, o Hospital e Pronto Socorro Delphina Rinaldi Abdel Aziz, unidade de saúde que compõe o Complexo Hospitalar Zona Norte (CHZN), vinculada à Secretaria de Estado e Saúde (SES), realizou campanha de intensificação nos atendimentos em ginecologia, oferecendo 100 consultas a mais do que as já programadas.
No sábado (11), a unidade de saúde promoveu um mutirão de atendimentos com 2,2 mil exames para pacientes que estavam na fila de espera do Sistema Nacional de Regulação (SISREG), dando atenção à saúde da mulher em alusão à campanha Março Lilás.
Entre os exames realizados, estavam tomografias, mamografias, ultrassonografias, raio-X e ressonância, com um total de 769 atendimentos.
A paciente Francisca das Chagas Silva de Souza, costureira de 57 anos e natural do município de Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), relatou sua satisfação em ter sua consulta antecipada pela ação realizada na unidade de saúde, onde faz acompanhamento ginecológico.
Março Lilás
A campanha Março Lilás tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e combate ao câncer de colo uterino.
A principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV (disponível para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos), podendo prevenir 70% dos cânceres de colo do útero e 90% das verrugas genitais.
A coordenadora da equipe de ginecologia cirúrgica do Hospital Delphina Aziz, a médica ginecologista obstetra Tatiana Marques, explica que prevenir o câncer do colo do útero é simples, pode ser evitado que chegue nessa fase com a realização de exames preventivos que são ofertados pelas unidades básicas de saúde.
Tatiana alerta que outros exames, como o exame transvaginal que detecta outras alterações na mulher, como sangramento uterino ou miomas, e a mamografia, também são fundamentais à saúde da mulher, já que os dois tipos de câncer são os que mais matam mulheres no Brasil.
A coordenadora aproveita a oportunidade sobre a campanha Março Lilás para deixar um pedido às mulheres do estado.
“Nós, mulheres com vida sexualmente ativa, devemos fazer nossos exames preventivos, devemos ser examinadas por um ginecologista. Não deixe de fazer esse check-up anual, eles são responsáveis pela nossa qualidade de saúde como mulher”, finaliza Tatiana.