Nova unidade aumentará em 300% a capacidade de atendimento da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas, referência na Região Norte

A obra do novo Hospital do Hemoam avançou nos últimos dois anos e chegou aos 92% para a sua conclusão, ainda este ano. A construção passou cinco anos em ritmo lento alcançando 25% da execução, mas ganhou força na gestão do atual governo Wilson Lima, a partir de 2019 e está próxima de ser entregue a população.
A fase da obra está na pavimentação da área do estacionamento e serviços de acabamento em algumas áreas do prédio e anexos, onde será instalada a central de energia.
O novo hospital possui quatro edificações, com o prédio principal tendo 15 mil metros quadrados de área construída. Os outros prédios serão destinados ao almoxarifado, lavanderia, cozinha, garagem e apoio.
A obra do novo Hospital do Hemoam passou cinco anos para chegar a 25% de execução em outras gestões. Em dois anos, a atual gestão já avançou quase 70% de execução, alcançando o percentual de 92% de conclusão.
Hemoam
A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) é referência na Região Norte para o diagnóstico e tratamento de doenças hematológicas e oncohematológicas.
A infraestrutura hospitalar atual dispõe de 26 leitos. A partir das novas instalações, a oferta de será de 190 leitos, ou seja, a capacidade de assistência para essas doenças aumentará em cerca de 300%, chegando ao patamar de mais de cinco mil pacientes/ano internados.
Serão 156 leitos para internação e 34 destinados a outras finalidades, desde emergências a pacientes que dependem de isolamento. Além disso, irá dispor de UTI adulto e infantil, farmácia 24 horas, centro cirúrgico, entre outros.
O hospital também está projetado para atender 100% do câncer infanto-juvenil do Amazonas, o que deve ocorrer em um segundo momento após a inauguração. O Hemoam atende hoje cerca de 50% dos cânceres infantojuvenis da rede pública.
Hemonúcleos
Com o objetivo de aumentar a oferta de serviços de hemoterapia, o Governo do Amazonas também está construindo Hemonúcleos nos municípios de Coari e Tabatinga, as obras apresentam 90% e 39% de execução.


