Portal Você Online

Hospital Francisca Mendes vai virar fundação

Susam apresenta plano que transforma Francisca Mendes em fundação, em audiência da Comissão de Saúde   

Hospital Francisca Mendes adota novos exames para melhorar ...

O Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) vai se transformar em fundação. A confirmação foi feita pelo secretário interino de Saúde, Marcellus Campêlo, em Audiência Pública virtual organizada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na última sexta-feira (24).

A transformação do hospital já sendo avaliada. A unidade foi criada no governo Amazonino Mendes nos anos 90, depois virou hospital universitário e mais recentemente voltou para a administração estadual. “Agora é oficial”, disse o secretário.

A mudança do hospital, referência no tratamento de doenças cardiovasculares na rede pública de saúde, é uma das ações a serem implementadas pelo Estado na reformulação da Susam.

O hospital, que desde a criação passou por várias gestões, inclusive privada, já está sob a gestão da Susam e em fase de transição para o novo modelo de administração.

Na audiência, que contou com a participação de representantes do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), da Defensoria Pública (DPE-AM), da Sociedade Amazonense de Cardiologia e da Associação de Pais de Crianças Cardiopatas, a área técnica da Susam apresentou o planejamento construído durante o primeiro semestre para o hospital.

A unidade passou para a gestão da secretaria no último dia 5 de junho, após o fim do contrato com a Fundação de Apoio Institucional Rio Solimões (Unisol).

Transição – A Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes foi instituída pela Lei Estadual nº 4.026, em 2014, mas não chegou a ser implementada pelas gestões anteriores.

Enquanto trabalha no arcabouço legal e atos que permitirão a regulamentação e criação de fato da autarquia na estrutura administrativa do Estado, a Susam também planeja as ações que garantem a funcionalidade da unidade na transição.

O secretário destacou a importância da participação de todos nas discussões sobre o novo hospital, e garantiu que as sugestões apresentadas nos debates serão consideradas no plano que está em construção.

“A reunião foi importantíssima porque mostra a disposição do Governo neste momento de diálogo, de aproximação e de construção, em conjunto com os órgãos de controle, com a Assembleia (Legislativa), com a sociedade em si. É uma construção da sociedade para o Francisca Mendes, e assim será para todos os pontos que envolvem a nova saúde no Amazonas”, declarou o Campêlo.

Na próxima semana, haverá nova reunião, desta vez será com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM).

A Susam já vem reestruturando a unidade para que volte a usar toda a sua capacidade instalada e possa avançar nas metas definidas de atendimento. Entre as ações estão a contratação de mão de obra, já realizada, e a regularização, em andamento, do pagamento de fornecedores.

Foi feito todo o dimensionamento do uso de materiais cirúrgicos, as chamadas OPMEs (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), medicamentos e produtos para a saúde, entre outras ações em curso.

Com isso, a unidade vem se reorganizando para retomar a meta em relação às cirurgias cardíacas, que é voltar a realizar 52 procedimentos por mês, como vinha acontecendo no início do ano.

Entre os meses de março a maio, houve uma queda significativa da produção cirúrgica e demais atendimentos na unidade, principalmente em função da pandemia do novo coronavírus.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *