
O governador Wilson Lima inaugurou neste sábado (4), Dia Mundial dos Animais, o primeiro hospital público veterinário do Amazonas. A obra custou R$ 3,717 milhões. O hospital fica no bairro Parque 10 de Novembro, na zona centro-sul de Manaus.
A unidade hospitalar vai oferecer consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internações destinadas aos animais cujos donos não tenham condições financeiras de custear o tratamento em instituições médicas privadas, além de castração gratuita dos pets e feiras de adoção responsável.
O atendimento no Hospital Público Veterinário funcionará 24h, mas consultas serão realizadas apenas das 8h às 17h. O atendimento começou neste sábado aos animais que estavam na inauguração aguardando atendimento, mas será aberto ao público apenas na segunda-feira (6).
Segundo Wilson Lima, a expectativa é para o atendimento de 300 animais por dia. O hospital terá 66 profissionais e está sendo firmado acordo para estágios.
A secretária da SEPET (Secretaria de Estado de Proteção Animal), Joana Darc, ficou emocionada ao falar sobre a causa animal e confirmou o compromisso de atender todos os animais.
“ Eu vou estar na linha de frente com os médicos veterinários, eu vou estar atendendo, eu vou estar consultando, eu vou estar fazendo cirurgia, eu vou estar fazendo a gestão desse hospital veterinário como se fosse a minha casa. É o projeto mais importante da minha vida”, disse a secretária.
Durante a inauguração, o governador Wilson Lima disse que os animais precisam ter a devida atenção. Segundo Lima, quando se cuida dos animais, também se cuida da população.
A cerimônia de inauguração teve a presença dos deputados Roberto Cidade, Rozenha, Alessandra Campelo e professora Jaqueline. Além deles, estiveram presentes os vereadores Aldenor Lima, Alan Campelo, Diego Afonso e Ivo Neto.
O hospital
O prédio do hospital veterinário tem dois andares. No térreo funcionará a recepção, sala de espera, triagem, centro cirúrgico com 11 macas, sala de pós-operatório, sala para Raio X, sala de internação, baias para acomodação dos animais, salas de isolamento, sala de urgência, sala de necropsia, banheiros masculino e feminino para funcionários, dentre outros.
O andar superior terá hall de entrada, sala administrativa, sala de reunião, almoxarifado, salas de conforto médico, cozinha, banheiros e um auditório.


