Com investimento de R$ 3,7 milhões, estrutura inédita no Estado será referência em saúde animal, inclusão social e formação acadêmica.

O governador Wilson Lima anunciou que as obras física do hospital veterinário do Amazonas estão prontas. Segundo ele, agora o governo vai comprar equipamentos e contratar profissionais.
“A obra civil já está concluída, já está pronta, agora a gente passa para outras etapas. A etapa de contratação de pessoal e também da dotação de equipamento”, disse Wilson Lima em vídeo publicado nas redes sociais. “Em breve vamos inaugurar”, completou.
Em 2022, quando a obra foi lançada, o custo inicial do Hospital Público Veterinário do Amazonas era de R$ 3,7 milhões. O prédio fica no bairro Parque 10 de Novembro, na zona centro-sul de Manaus.
O espaço contará com serviços de urgência e emergência; consultas especializadas em cardiologia, oftalmologia, ortopedia e oncologia; cirurgias geral, oftalmológica, ortopédica e oncológica; anestesia; exames laboratoriais, como hemograma, teste de erliquiose, cinomose, parvovirose, FIV e FeLV, e diagnósticos por imagem, incluindo raio-X, ultrassom e eletrocardiografia.
No hospital, irão trabalhar 66 profissionais, sendo 20 médicos veterinários, 16 auxiliares veterinários, 8 residentes/aprimorandos, 2 técnicos de radiologia, 1 responsável técnico, 1 coordenador clínico, 8 auxiliares de serviços gerais, 4 recepcionistas, 2 porteiros, 2 estoquistas e 2 assistentes administrativos.
A estrutura conta com dois andares planejados para atendimento completo. No térreo, estão nove consultórios, sendo um exclusivo para vacinação, sala de raio-X, sala de ultrassom, banheiro acessível, plataforma de elevador para cadeirantes, centro cirúrgico completo, internação com mais de 100 baias, área específica para animais com doenças infectocontagiosas, além de necrotério e sala de necropsia.
O segundo pavimento conta com enfermaria, salas administrativas, áreas de descanso para veterinários plantonistas (masculino e feminino), vestiários, além de um auditório com capacidade para mais de 50 pessoas.
Além do atendimento clínico, o espaço será referência em formação, abrigando programas de estágio, residência e aprimoramento em Medicina Veterinária. A previsão é de que a estrutura seja entregue até o fim do semestre.