Portal Você Online

HUGV-Ufam realiza mutirão com cerca de 800 atendimentos neste sábado

Iniciativa reúne serviços especializados e atividades multiprofissionais, levando assistência também a comunidades indígenas do interior

No próximo sábado (13) acontece o Dia E do projeto Ebserh em Ação – Agora Tem Especialistas, um esforço coordenado com a realização simultânea de cirurgias eletivas, consultas, exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos em todos os 45 hospitais universitários federais da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, em todas as regiões do país. Vinculado à Ebserh, o Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam), participará da ação com a realização de cirurgias, exames e consultas, totalizando cerca de 800 atendimentos em saúde ao longo do dia.

A ação ocorre simultaneamente em Manaus, no HUGV, e na Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada no município de Autazes, situado a 218 Km de Manaus, por via fluvial, na comunidade indígena São Félix, zona rural do Amazonas. Esta iniciativa que será realizada nos dias 12 e 13 de dezembro, conta com o apoio do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI – Manaus) e da Marinha do Brasil, com pacientes atendidos por livre demanda, em consultas nas áreas de pediatria, ginecologia, oftalmologia, dermatologia, ortopedia, além de pequenos procedimentos cirúrgicos.

No mutirão do dia 13 de dezembro, em Manaus, as equipes do HUGV-Ufam/Ebserh realizarão cirurgias gerais de hérnia e vesícula, vídeo-histeroscopias ginecológicas, reduções mamárias, procedimentos dermatológicos, capsulotomias ambulatoriais e intravítrea, procedimentos traumato-ortopédicos. Estão previstas, ainda, consultas nas áreas de ortopedia, urologia, nefrologia, pneumologia, dermatologia e psiquiatria, além de exames de imagem e atendimentos no laboratório de análises clínicas. Todos os pacientes foram selecionados, seguindo a fila de espera do SUS.

Durante a ação, a Unidade Multiprofissional do HUGV realizará diversas atividades com os pacientes nas salas de espera, enfermarias e leitos, como Terapia Assistida por Animais (TA), ginástica laboral, Práticas Integrativas e Complementares (PICS), entre outras.

Para o superintendente do HUGV-Ufam/Ebserh, Plínio José Cavalcante Monteira, o Dia E representa o fortalecimento do SUS. “O Dia E é mais do que um grande mutirão. É a demonstração concreta do compromisso da Rede Ebserh e do HUGV-Ufam com o acesso à saúde e com a população que mais precisa. Ao ampliarmos cirurgias, consultas e exames, reforçamos o papel essencial do Sistema Único de Saúde, que é garantir atendimento universal, gratuito e de qualidade.

A ação simultânea em Manaus e na comunidade indígena São Félix, em Autazes, mostra nossa responsabilidade com todo o território amazonense, especialmente com populações que enfrentam maiores barreiras de acesso. É um trabalho conjunto, integrado e humanizado, que só é possível graças ao empenho das nossas equipes e às parcerias institucionais que fortalecem o SUS”, destaca o gestor.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *