Serrarias construídas em flutuantes que atuavam sem licenciamento no lago do Janauari, região de Iranduba, foram alvos da ação feita pela Superintendência do Ibama no Amazonas em parceira com o Batalhão Ambiental, nessa terça-feira (29).
Durante a ação, que contou também com a Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), foram apreendidas quatro motosserras e sete pessoas foram conduzidas à especializada para prestar os devidos esclarecimentos.
As serrarias não possuíam licença ambiental para executar as atividades, também foi observado que operavam sem qualquer equipamentos de proteção individual e sem gestão dos resíduos sólidos provenientes do desdobro da madeira.
No local, as equipes encontraram também madeiras em toras e serradas.
Ainda no lago do Janauari, agentes do Ibama apreenderam 39 peças de artesanato com partes de animais, onde foram aplicadas multas que totalizam mais cem mil reais.
A ação faz parte dos esforços continuados do Ibama em fiscalizar as atividades turísticas que ocorrem no local, visando a adequação do setor à legislação ambiental vigente.”
“As pessoas vão responder judicialmente e administrativamente pelos crimes cometidos”, afirmou o superintendente do Ibama no Amazonas, Joel Araújo.