Portal Você Online

IBGE: amazonenses que moram sozinhos quase triplicou em 12 anos

Segundo os dados, total saltou de 67 mil, em 2012, para 175 mil em 2024. Além do aumento de pessoas morando sozinhas, os dados mostram queda em outros tipos de arranjos familiares.

O número de pessoas que vivem sozinhas no Amazonas mais que dobrou nos últimos 12 anos. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o total saltou de 67 mil, em 2012, para 175 mil em 2024. A maioria é formada por homens.

Além do aumento de pessoas morando sozinhas, os dados do IBGE mostram queda em outros tipos de arranjos familiares. Veja:

  • Os domicílios nucleares (casais com ou sem filhos) caíram de 62% para 58,8% entre 2012 e 2024.
  • Os domicílios estendidos (com um responsável e outro parente) passaram de 28% para 25,5%.
  • Já os domicílios compostos (com responsáveis, parentes e agregados) caíram de 3% para 1,6%.

Para a doutora em Ciências Sociais Carolina Batista Santos, essas mudanças refletem transformações culturais e econômicas.

“Vivemos em uma sociedade cada vez mais individualista, que valoriza conquistas pessoais. As pessoas querem conquistar antes, não querem mais formar núcleos familiares maiores”, explica.

A psicóloga Lívia Levinthal destaca que morar sozinho pode ser uma oportunidade de crescimento pessoal, mas exige atenção à saúde mental.

“A primeira coisa que indico é avaliar se você está bem mentalmente. E sempre lembrar que morar sozinho não é o mesmo que isolamento”, orienta.

Related Articles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *