Portal Você Online

IBGE lança Coleção de mapas dos 62 municípios do Amazonas

Os mapas oficiais fazem um fotografia dos 62 municípios do Estado e podem ser usados por gestores públicos, estudantes e público em geral.

Mapa oficial de Anamã, um dos menores municípios do Amazonas

Quem quiser conhecer em detalhes os 62 municípios do Amazonas já tem à disposição a nova Coleção de Mapas Municipais 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), publicado nesta quarta-feira (7).

A coleção apresenta mapas com informações atualizadas de todos os municípios brasileiros produzidas a partir da Malha Municipal Digital e atualizada no Censo 2022.

O chefe do setor de Disseminação da Informação do IBGE no Amazonas, Luan da Silva Rezende, disse que os mapas foram gerados a partir de aplicativos que coletam informações de bases tecnológicas de georeferenciamento e o trabalho de campo dos agentes do instituto.

“Os mapas mostram a divisão politica-administrativa, delimitação de áreas urbanas (bairros), áreas especiais, de conservação ambiental, hidrografia, sistema viário e servem tanto os trabalhos técnicos do IBGE quanto para outros agentes públicos, como os gestores municipais, estabelecimentos de ensino e o público em geral”, disse Rezende, acrescentando que os mapas podem ser baixados gratuitamente no site do IBGE.

O gerente de Infraestrutura de Dados e Serviços da Coordenação de Estruturas Territoriais, Diogo Nunes da Silva, destaca que os mapas municipais dão um panorama de todo país, com foco na comunicação funcional e simplificada, contemplando os seguintes níveis de informação:

  • Divisão político-administrativa, considerando as fronteiras internacionais, divisas estaduais, limites municipais e a divisão intramunicipal (Distritos e Subdistritos);
  • Delimitação de Áreas Especiais: terras indígenas oficialmente delimitadas, Territórios Quilombolas oficialmente delimitados, projetos de Assentamentos e Unidades de Conservação; delimitação das áreas urbanas das cidades, vilas e núcleos urbanos; principais localidades rurais; pontos de referência locais; informações sobre o sistema viário e Hidrografia”, explicou Silva.

O Gerente de Divisão Territorial Brasileira da Coordenação de Estruturas Territoriais, José Henrique da Silva, explica a importância da atualização dos mapas para os agentes públicos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *