
O IBGE apresentou uma nova versão do mapa-múndi invertido, que coloca Belém e o Pará no centro do mundo. A iniciativa celebra a COP30, conferência climática da ONU que está acontecendo na capital paraense.
Segundo o IBGE, o mapa foi criado para simbolizar um novo olhar sobre o planeta, destacando o protagonismo do Brasil e do Sul Global em debates sobre sustentabilidade e transição ecológica.
“Belém, o Pará e o Brasil estão no centro do mundo com a COP30”, afirmou o instituto ao divulgar a imagem nas redes sociais.
Novo olhar sobre o mundo
O mapa inverte a orientação tradicional — normalmente voltada para o Norte — e posiciona o Sul no topo, como forma de questionar as hierarquias geográficas e políticas que se consolidaram ao longo da história.
Essa é a segunda vez em 2025 que o IBGE divulga um mapa invertido. Em maio, o instituto já havia lançado uma versão com o Brasil no centro, o que gerou amplo debate sobre a representação geopolítica nas cartografias tradicionais.
Antes disso, em 2024, o órgão incluiu o país como eixo central do mundo na 9ª edição do Atlas Geográfico Escolar.
Como parte das comemorações do mês da COP30, o IBGE também anunciou um evento nacional em dezembro, em Salvador: a Conferência dos Agentes Produtores e Usuários de Dados. Os participantes ganharão um brinde simbólico — outro mapa invertido, desta vez com a Bahia em destaque.


