
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) iniciou hoje (18) a fase presencial do curso de capacitação dos mais de 180 mil classificados para trabalhar no Censo 2022. Esse treinamento é a parte final do processo seletivo simplificado dos recenseadores e ocorrerá em milhares de locais espalhados por quase todos os municípios do país, ao longo desta semana. A próxima etapa será o início das visitas domiciliares em 1º de agosto.
No Amazonas, o trenamento é oferecido para 145 turmas de recenseadores – só na capital serão 60 turmas, com 20 participantes, em média, em cada sala de aula.
Em Manaus, a capacitação vai ser realizada na Unidade I da Fametro, zona centro-sul. Os instrutores serão os agentes censitários municipais e supervisores (ACM e ACS), totalizando 340, no Amazonas, sendo 170 em Manaus.
O treinamento acontece em todo o Brasil. O período de aprendizagem terá carga horária de oito horas, e durará cinco dias, com encerramento na sexta-feira (22).
A exceção fica para os recenseadores que coletarão dados dos Povos e Comunidades Tradicionais (PCT), como indígenas e quilombolas, que terão mais um dia de capacitação, segunda-feira (25).
“O recenseador está sendo treinado em como fazer a abordagem ao morador, como vai se apresentar ao morador, explicando o que é o censo e o IBGE”, disse a coordenadora. “Os recenseadores vão chegar uniformizados, de colete e boné, com crachá com telefone do IBGE. Se a pessoa não se sentir segura com a abordagem, pode fazer contato pelo telefone 0800 e certificar que é mesmo recenseador do IBGE”.
Pelo atendimento telefônico gratuito do IBGE 0800 721 8181 pode-se confirmar a identidade do entrevistador.

Durante o período de capacitação, os futuros recenseadores reforçam o aprendizado sobre os diversos temas relacionados ao Censo e ao IBGE, por exemplo:
- O que é um setor censitário e como fazer o percurso e a cobertura;
- Cadastro de endereços e captura de coordenadas;
- Questionários básico e da amostra, e seus respectivos quesitos;
- Ética e integridade no recenseamento;
- Condutas de abordagem do recenseador;
- Atividades práticas e simulações no DMC (dispositivo móvel de coleta).
Censo Demográfico
O Censo Demográfico brasileiro é uma das mais complexas e grandiosas operações estatísticas realizadas no mundo. Precisará cobrir um território de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados para retratar as condições de vida dos brasileiros e imigrantes que vivem no país.
Somente no Amazonas, o Censo cobrirá 1,5 milhões de quilômetros de área territorial.
A estimativa é de que sejam visitados 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios, no Brasil.
No Amazonas, a estimativa é de 1,1 milhão de domicílios a serem visitados (IBGE, 2021).
No Censo 2010, o IBGE verificou que o país tinha 190,8 milhões de habitantes. No Censo 2022, o IBGE estima que a população brasileira esteja em cerca de 215 milhões.
No Amazonas, foram contabilizados 3,5 milhões de habitantes, no Censo 2010. No Censo 2022, estima-se que serão verificados 4,1 milhões de habitantes no Estado (IBGE, 2021).



