Portal Você Online

Ibovespa: bolsa sobe com negociação da Lei das Estatais

Petrobras e Banco do Brasil se recuperam após notícia de que mudança na Lei das Estatais pode ser barrada no Senado.

O Ibovespa opera em alta nesta quinta-feira, 15, desviando da influência negativa das bolsas americanas de olho nas negociações da alteração da Lei das Estatais no Senado. A expectativa é de que a lei não seja alterada, o que é visto com otimismo por investidores.

  • Ibovespa: + 0,58%, 104.391 pontos

A possibilidade foi levantada pela consultoria Arko Advice. A tendência, de acordo com fontes da Arko, é de que a alteração não seja votada porque o projeto perdeu força no Senado. A mudança precisava da aprovação na casa para só então ser encaminhada para sanção presidencial.

A Lei das Estatais foi criada em 2016, na gestão Temer, para impedir indicações políticas para cargos nas empresas públicas. A legislação entrou nos holofotes do mercado esta semana como alternativa para que o governo eleito pudesse colocar o petista Aloizio Mercadante para o comando do BNDES.

A possibilidade de alteração não avançar impulsiona, especialmente, as ações de empresas do governo. A Petrobras, que chegou a cair quase 10% na véspera, após a Câmara ter aprovado a mudança, opera em firme alta, chegando a subir mais de 4% na máxima. As ações do Banco do Brasil também sobem, quebrando a sequência de seis quedas seguidas.

  • Petrobras (PETR3): + 1,28%
  • Petrobras (PETR4): + 1,16%
  • Banco do Brasil (BBAS3): + 1,87%

Ações ligadas à China também operam na ponta positiva, com esperanças de que a economia chinesa voltará a acelerar a partir do ano que vem, com a queda de restrições anti-Covid e chegada de novos estímulos do governo. 

A melhora da expectativa ajuda, especialmente, ações de commodities, como de frigoríficos e ligadas ao setor de aço e mineração. A Vale, com a maior participação do índice, chegou a subir 1%, em linha com a valorização do minério de ferro nesta madrugada.

  • Vale (VALE3): + 0,61%

Cautela no exterior

Apesar da tendência de recuperação no mercado brasileiro, no exterior, o movimento é negativo, tendo como pano de fundo altas de juros nas principais economias do mundo.

Nesta manhã, o Banco Central Europeu (BCE) e o Bank of England (BoE) subiram suas taxas em 0,50 ponto percentual. 

A magnitude foi a mesma da realizada pelo Federal Reserve (Fed, banco central americano) em decisão da última tarde, quando suavizou o ritmo do ajuste após quatro altas de 0,75 p.p. seguidas.

As altas de juros já eram amplamente esperadas pelo mercado, mas o tom dos comunicados preocupa investidores. Bolsas da Europa fecharam em queda, enquanto os principais índices do Estados Unidos estendem as perdas da véspera, recuando mais de 2%.

Dow Jones (EUA): – 2,37%

S&P 500 (EUA): – 2,49%

Nasdaq (EUA): – 2,93%

Stoxx 600 (Europa): – 2,85%

Oi salta mais de 50%

Fora do Ibovespa, as ações da Oi (OIBR3/OIBR4) saltam mais de 50%, após a Justiça ter decretado o fim da recuperação judicial (RJ) da companhia.

A notícia é muito importante para a companhia. Depois de vários anos e um processo super complexo, a Oi conseguiu colocar um ponto final na recuperação judicial”, afirmou Fabiano Vaz, sócio e analista de ações da Nord Research.

Além de completar um dos requisitos (não estar em RJ) para voltar a integrar índices da B3, Vaz comentou que, agora, há maior chance de a empresa conseguir empréstimos mais baratos. “Isso possibilitaria o alongamento e barateamento da dívida.”

  • Oi (OIBR3): + 1,28%
  • Oi (OIBR4): + 1,16%

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *