Portal Você Online

Idesam conquista dois prêmios Jaraqui Graúdo 2025 por inovação amazônica

O Idesam encerra 2025 com a conquista de dois prêmios na 10ª edição do Jaraqui Graúdo, uma das principais premiações do ecossistema de startups da Amazônia. A cerimônia foi realizada nesta terça-feira (9), no Centro de Bionegócios da Amazônia. O reconhecimento é concedido anualmente pela comunidade Jaraqui Valley, que reúne empreendedores e iniciativas voltadas à inovação e à criação de conexões entre negócios na região. Neste ano, a premiação contou com 19 categorias.

Nesta edição, o Programa Prioritário de Bioeconomia (PPBio), da Suframa e sob coordenação do Idesam, foi premiado na categoria Investimentos em Startups, enquanto a Amazônia Agroflorestal, spin off do Idesam, venceu na categoria Startup Amazônia Legal e Amapá.

Além das premiações, a Amaz Aceleradora na categoria “Aceleradora” e o Idesam na categoria “Instituto de Inovação” ficaram entre as três melhores organizações, reforçando a relevância do Idesam em diferentes etapas e elos do ambiente de empreendedorismo e inovação no Amazonas.

A premiação reconhece projetos, instituições e lideranças que contribuem para o desenvolvimento do ecossistema de inovação de Manaus. A avaliação final é realizada por um júri independente, composto por representantes da comunidade de inovação.

O diretor técnico do Idesam, André Vianna, celebrou o reconhecimento pelo ecossistema e destacou a atuação do instituto em diversas frentes do ecossistema de inovação. “Esse é um prêmio muito especial, porque vem da própria comunidade. É o reconhecimento do trabalho que temos realizado e mostra a diversidade de atuação do Idesam nos diferentes elos do ecossistema de inovação”.
Representando a Amazônia Agroflorestal, Nayara Diniz também destacou a importância da conquista neste ano. “É uma honra receber esse prêmio. Ele representa o reconhecimento do trabalho dos produtores parceiros de Apuí, dos técnicos que estão em campo e de todo o time comercial que leva o Café Apuí do Amazonas para o mundo. Este ano, tivemos a oportunidade de nos destacar entre os 15 melhores cafés robusta do Brasil, e isso é fruto de um trabalho coletivo, feito com dedicação e respeito à Amazônia”.

A líder do PPBio, Karol Barbosa, ressaltou o papel das parcerias na construção dos resultados. “O prêmio do Jaraqui Valley é uma celebração da inovação, então o Programa Prioritário de Bioeconomia vem atuando nos últimos seis anos juntamente com os parceiros maravilhosos, que nos ajudam e a gente não faz nada sozinho”.

A 10ª edição do Jaraqui Graúdo contou com o apoio do Patrocinador Platinum, Idesam; dos Patrocinadores Ouro, Amaz, PPBio e F7Live; Patrocinadores Bronze, Osten Digital, Residuum e Almaden; e dos Patrocinadores Startup, Grupo Navegam, Rosh, Faço a Conta e Apoena Produtos do Amazonas, que contribuíram para a realização da premiação e para o fortalecimento do ecossistema de inovação amazônico.

A cerimônia de premiação foi transmitida ao vivo e pode ser assistida no canal Jaraqui Valley neste link. (https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=Lhix14YcqIc&fbclid=PAb21jcAOlXYZleHRuA2FlbQIxMQBzcnRjBmFwcF9pZA81NjcwNjczNDMzNTI0MjcAAafUqL_WfFXFmUpgrmbdwc6wXDJ3j8WcoCQ9iODWoIqojEgGADSpHG8H96ug5w_aem_2EJtIQ4i0g828Gv6H7bbmg)

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *