
Os contribuintes do Amazonas pagaram R$ 30,91 bilhões de impostos em 2025 até esta quarta-feira (20), um aumento interanual equivalente a 9,3%, segundo o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).
O valor representa o total de impostos, taxas e contribuições pagos pelos contribuintes aos governos federal, estadual e municipal desde o início do ano, incluindo multas, juros e correção monetária.

Os contribuintes brasileiros pagaram R$ 2,5 trilhões de impostos em 2025, no mesmo período, um aumento interanual equivalente também a 9,3%, segundo o Impostômetro.
A inflação desempenhou um papel relevante, uma vez que o sistema tributário brasileiro é majoritariamente baseado em impostos sobre o consumo, que incidem diretamente sobre os preços dos bens e serviços.
Outros fatores que também contribuem ainda segundo a Associação para o aumento da arrecadação: a tributação dos sites de apostas, as bets, o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o aumento da alíquota do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), a tributação de fundos exclusivos e offshores e a reoneração gradual da folha de pagamentos.