
Uma vacina segura e eficaz da Covid-19 pode estar pronta no final de novembro. A informação é do conselheiro sênior do presidente americano Donald Trump, o imunologista Anthony Fauci, durante entrevista neste domingo ao programa de Andrew Marr, da BBC de Londres.
Fauci disse: “Saberemos se uma vacina é segura e eficaz até o final de novembro, início de dezembro”.
“A quantidade de doses que estará disponível em dezembro certamente não será suficiente para vacinar todo mundo, você terá que esperar vários meses até 2021”, afirmou.
Segundo ele, os profissionais de saúde provavelmente serão priorizados primeiro para qualquer vacina, assim como as pessoas consideradas com maior risco de complicações.
Os Estados Unidos doaram US $ 1 bilhão para a vacina da Universidade de Oxford-AstraZeneca, garantindo 400 milhões de doses, já que os testes em humanos da vacina começaram nos Estados Unidos no mês passado.
Reino Unido
Enquanto isso no Reino Unido, o governo acelera seu próprio cronograma para uma implementação em massa da vacina para os trabalhadores da Segurança Nacional de Saúde (NHS) para garantir que eles sejam vacinados antes do natal.
Um e-mail enviado por um chefe do NHS revelou que o Serviço de Saúde foi informado para ter um esquema de vacinação para funcionários pronto para uso no início de dezembro.
O governo do Reino Unido encomendou 100 milhões de doses da vacina do ensaio, caso seja seguro usá-la.
Um memorando de Glen Burley, executivo-chefe do George Eliot Hospital NHS Trust em Warwickshire, sugeriu que a equipe do NHS receberia uma vacina antes do Natal. Em um memorando para a equipe, ele escreveu:
“Nosso Trust, junto com as organizações do NHS em todo o país, recebeu ordens de estar preparada para iniciar um programa de vacinas para a equipe da Covid-19 no início de dezembro”.
Ele disse que os profissionais de saúde provavelmente serão priorizados primeiro para qualquer vacina, assim como as pessoas consideradas com maior risco de complicações.


