
O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), tem intensificado a emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP) em território amazonense e, dessa vez, a iniciativa vai beneficiar indígenas da etnia Kanamari, das aldeias Flexeira e São Vicente, em Eirunepé (distante 1.160 quilômetros de Manaus), onde a entrega do documento começou a ser realizada, nesta quinta-feira (21).
Ao todo, 11 CPPs foram emitidos, sendo que três deles foram entregues, nesta quinta-feira, aos indígenas que atuam como produtores rurais.
“Emitido pelo Idam, o cartão assegura ao produtor familiar uma série de direitos e benefícios, entre os quais estão o acesso a chamadas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com isso, os produtores rurais indígenas têm seus direitos reforçados e estarão melhor assistidos, com essa ação comandada e determinada pelo governador Wilson Lima”, destacou o diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino.
O gerente da Unidade Local (Unloc) do Idam em Eirunepé, Marden Augusto, pontuou que a confecção e entrega dos cartões possibilitará a participação, também, dos produtores indígenas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
A Unloc do Idam de Eirunepé informou que já entrou em contato com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para que a entidade dê prioridade à emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), outro documento indispensável para alavancar a participação dos produtores rurais indígenas em programas como o PAA.
Com o CPP em mãos
Uma das produtoras indígenas beneficiadas pela ação é Hoha Zelea, da etnia Kanamari. Com o Cartão do Produtor em mãos, ela, agora, poderá emitir a nota fiscal dos seus produtos comercializados. “Essa carteira irá facilitar nosso trabalho e o escoamento da nossa produção. Poderemos atender a Secretaria de Educação, vendendo nossa produção para ser utilizada na merenda escolar”, comemorou.


