Portal Você Online

Indústria amazonense investe em tecnologia de defesa para fortalecer a soberania brasileira

Visita do CMA à FAMA TECH ressalta como a integração entre indústria, academia e tropa vem impulsionando o desenvolvimento de soluções estratégicas de defesa na Amazônia

A FAMA TECH, mais recente Empresa Estratégica de Defesa (EED) sediada na Amazônia e associada ao Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), foi palco de um encontro estratégico nesta semana. A indústria, que completa, em 2025, 10 anos de operação no Polo Industrial de Manaus (PIM), recebeu a visita de uma comitiva liderada pelo general de Exército Luiz Gonzaga Viana Filho, Comandante Militar da Amazônia (CMA).

O objetivo da visita foi permitir que o general Viana Filho, e sua comitiva conhecessem de perto as capacidades operacionais, os projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D) e as tecnologias que levaram a FAMA TECH a ser homologada pelo Ministério da Defesa (MD). A empresa é apenas a terceira sediada em Manaus a obter o credenciamento como EED, um marco que a insere em um grupo seleto de 20 companhias brasileiras consideradas vitais para a segurança e a soberania nacional.

Durante a visita, o CEO da FAMA TECH, Alexandro da Silva e Silva, ressaltou que o credenciamento como EED amplia a atuação da companhia dentro de um setor altamente tecnológico. Ele destacou que a defesa vai muito além de itens bélicos, abrangendo demandas que incluem alimentação, uniformes avançados, sistemas de monitoramento, drones e tecnologias voltadas à proteção da tropa.

“Muita coisa que usamos no dia a dia, como GPS e internet, nasceu de demandas militares. O Polo Industrial de Manaus tem capacidade de entregar produtos e sistemas com qualidade igual ou superior aos estrangeiros, e o credenciamento nos permite acesso a benefícios e incentivos que tornam isso possível”, afirmou.

Viana Filho destacou que a chegada de novas indústrias de defesa, como a FAMA TECH, ao PIM fortalece de forma irreversível o desenvolvimento tecnológico da região. Ele afirmou que, além da força produtiva já consolidada da Zona Franca, a expansão da Base Industrial de Defesa amplia o papel da Amazônia na criação de soluções inovadoras para as Forças Armadas. O general também ressaltou que a integração entre indústria, academia e tropa forma um ciclo virtuoso, que pode ser ainda mais fortalecido.

“O que estamos vendo na Zona Franca de Manaus é um movimento de grande importância para o Estado, para as Forças Armadas e para o país. A região já é reconhecida por sua força produtiva, mas agora assistimos ao crescimento de indústrias amazonenses que estão entrando para a Base Industrial de Defesa. Os projetos apresentados hoje, alinhados à inovação e à integração entre indústria, academia e tropa, mostram um potencial enorme para desenvolver tecnologia na Amazônia voltada ao segmento militar”, afirmou o general.

A agenda contou com diversos nomes relevantes no cenário militar, industrial e científico da região. A comitiva do CMA teve a participação do General de Divisão R1 Omar Zendim, diretor-executivo do Conselho de Indústria da Defesa da Amazônia (Condefesa), iniciativa lançada em 2024 como um movimento estratégico para fortalecer e impulsionar a Base Industrial de Defesa na região.

Autonomia e soberania brasileira

O credenciamento da FAMA TECH como EED foi oficializado pela Portaria GM-MD Nº 4.430, de 30 de setembro de 2025. Além da classificação como estratégica, a indústria também teve quatro de seus produtos homologados como Produtos Estratégicos de Defesa (PED) pela Portaria GM-MD Nº 4.428, na mesma data.

Esse status conferido pelo Ministério da Defesa ratifica o papel crescente do Polo Industrial de Manaus no desenvolvimento de soluções tecnológicas de ponta que atendem aos requisitos da segurança nacional. O investimento em engenharia e inovação realizado pela companhia amazonense mitiga a dependência de tecnologias externas, fortalecendo a autonomia e a soberania brasileira em áreas críticas. Além disso, a companhia também pertence ao mesmo grupo da escola Q3 Qualidade e celebra seu décimo aniversário com foco em capacitação e P&D.

A diversificação econômica e a geração de empregos altamente qualificados no PIM são consequências diretas da inserção da FAMA TECH no cenário da Base Industrial de Defesa, segundo a avaliação do CEO Alexandro. A empresa demonstra a capacidade da região em se consolidar como um polo de excelência em tecnologia de defesa e segurança, indo além do seu tradicional mix produtivo.

“Receber o General Viana Filho justamente no Dia da Bandeira foi simbólico para nós. Ele, que já foi meu comandante, se colocou à disposição para apoiar a testagem das nossas soluções. Esse gesto mostra que estamos no caminho certo e reforça o papel da Amazônia no desenvolvimento de tecnologia para a defesa nacional”, finalizou Alexandro.

Acompanharam o Comandante Militar da Amazônia o General de Divisão Marcos Americo Vieira Pessôa, Comandante da 12ª Região Militar, o General de Brigada Renato Farias Bazi, comandante do 2° Grupamento de Engenharia, o Coronel Marlon Galdino da Silva, Subchefe do Estado-Maior do CMA e o Coronel R1 José Edson Lima de Almeida, representando a Casa Militar do governo do Amazonas.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *