Portal Você Online

Indústria de materiais de construção mantém estabilidade nas vendas

Pesquisa da ABRAMAT revela predominância de desempenho positivo, com 67% das empresas pretendendo investir nos próximos 12 meses

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (ABRAMAT) divulgou nesta segunda-feira (7), a mais recente edição do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção, pesquisa de opinião realizada com lideranças das empresas associadas. O estudo aponta que março deve ser de vendas regulares para 43% dos associados da ABRAMAT, enquanto para 29% o período deve ser bom e para 5% muito bom. Para 19%, o mês deve ser ruim, e para 5%, muito ruim. Para abril, 52% das empresas projetam bom desempenho e 48% esperam vendas regulares.

O consolidado de fevereiro indica que houve regularidade para 43%, boas vendas para 29% e 5% indicaram o período muito bom. Para 19% o mês foi ruim e para 5% muito ruim.

A pretensão de investimento para os próximos 12 meses aumentou em relação à pesquisa anterior, que apontava 52% de intenção de investimento. Em março, este percentual subiu para 67%. Já o nível de utilização da capacidade instalada caiu 8 p.p., chegando a um patamar ainda alto de 74%.

“Os dados do Termômetro da Indústria de Materiais de Construção refletem um cenário de estabilidade para o setor, com a maioria das empresas projetando vendas regulares ou boas. Esse comportamento indica uma resiliência do mercado, mesmo diante de muitos desafios”, comenta Rodrigo Navarro, presidente da ABRAMAT.

O Termômetro da ABRAMAT é uma ferramenta essencial para medir o pulso do setor de materiais de construção, fornecendo uma visão clara das tendências e expectativas do mercado. Realizado mensalmente, ele se baseia na percepção das principais lideranças da indústria e serve como um indicador para o planejamento estratégico das empresas.

Sobre a ABRAMAT

Desde sua fundação, em abril de 2004, a ABRAMAT acompanha e contribui para o crescimento da Construção Civil no país, atuando como interlocutora do setor junto ao Governo e demais agentes da cadeia produtiva. A entidade conta atualmente com aproximadamente 400 unidades fabris de 50 empresas associadas situadas em todas as regiões do país, que são líderes na produção de materiais de construção em diversos segmentos do setor.

Entre os pilares de atuação da entidade estão a conformidade técnica e fiscal na produção e comercialização dos materiais, a competitividade e sustentabilidade da indústria, e a capacitação da mão-de-obra da construção. Para a elaboração de seus relatórios são utilizados dados oficiais disponíveis, pesquisas com associados, análise interna da equipe e metodologia FGV desenvolvida com exclusividade para a ABRAMAT.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *