
A Inglaterra teve grande atuação e goleou o Irã por 6 a 2, nesta segunda-feira (21), na estreia do Grupo B, na Copa do Mundo do Catar. Equipe do técnico Southgate foi soberana durante todo o jogo, impôs seu ritmo e conseguiu quebrar a retranca iraniana. Foram três gols no primeiro tempo, com Bellingham, Saka e Sterling. Na segunda etapa, Saka (mais uma vez), Rashford e Maguire ampliaram. Taremi marcou os dois gols do Irã.
Enquanto os jogadores não cantaram o hino antes do jogo em aparente protesto contra a repressão a protestos das mulheres, a torcida iraniana presente no estádio abriu uma bandeira com os dizeres “Women Life Freedom”. Alguns torcedores também foram vistos com a frase estampada na camiseta.
A ideia da Inglaterra, assim como outras seleções europeias, era que o seu capitão, Harry Kane, entrasse em campo com a mensagem One Love na braçadeira, que tem as cores de arco-íris em apoio à causa LGBTQIA+. A Fifa, porém, informou que o capitão do time seria advertido com um cartão amarelo caso usasse tal faixa no braço, o que fez os países europeus recuarem.
Em meio à polêmica, a Fifa ainda decidiu antecipar a campanha “No Discrimination” (“Sem Discriminação”, em português), que estava prevista apenas a partir das quartas de final. E foi com ela que Harry Kane entrou em campo.
Na próxima rodada, a Inglaterra vai enfrentar os Estados Unidos, no Al Bayt, sexta-feira (25), às 16h (horário de Brasília). Já o Irã vai enfrentar o País de Gales, também na sexta-feira (25), às 7h (horário de Brasília), no Ahmad Bin Ali.


