
O governo federal vai leiloar, em novembro, os aeroportos de Parintins, Itacoatiara e Barcelos, no interior do Amazonas, para que passem a ser administrados pela iniciativa privada. A medida faz parte da primeira fase do Programa AmpliAr, voltado ao desenvolvimento da aviação regional.
O edital publicado prevê a concessão de 19 aeroportos de pequeno porte em diferentes estados, com contratos de 30 anos. O leilão está marcado para 24 de novembro, quando serão abertas as propostas.
Caso haja mais de um interessado por aeroporto, vencerá quem oferecer as melhores condições. O governo espera atrair R$ 1,25 bilhão em investimentos para melhorar a infraestrutura e a operação dos aeroportos.
Além dos três no Amazonas, estão incluídos destinos turísticos como Jericoacoara (CE), Canoa Quebrada (CE) e Lençóis (BA), além de terminais estratégicos como o de Garanhuns (PE), cidade natal do presidente Lula.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o objetivo é ampliar e modernizar a rede de aeroportos regionais.
“A meta é requalificar mais de 100 aeroportos nos próximos cinco anos, tirando do poder público a responsabilidade da gestão e transferindo à iniciativa privada, que pode garantir melhor governança e serviços”, afirmou.
Confira os aeroportos que serão leiloados:
