Riscos de temporal são corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas em Manaus e em municípios do interior do Amazonas. O aviso recomenda atenção da manhã desta sexta-feira (20) até 10h deste sábado (21).
De acordo com o Inmet, a previsão é que chova entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 mm por dia, com ventos intensos, de 60 a 100 km/h.
Os riscos potenciais são de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
O Instituto orienta que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abrigarem debaixo de árvores, onde é maior o risco de queda de galhos e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Caso seja possível, é recomendado também desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
O alerta de temporal vale para uma área ampla, englobando a região do centro do Amazonas, sudoeste amazonense, sudoeste paraense, norte amazonense, Baixo Amazonas, sul amazonense e Vale do Juruá.
A previsão do Inmet da temperatura em Manaus para esta sexta-feira (20) é mínima de 24ºC e máxima de 30ºC. Para este sábado (21), a mínima é de 24ºC e máxima, 31ºC.
Em caso de emergências provocadas pela chuva, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Cuidados preventivos
1. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
2. Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
3. Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
4. Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
5. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
6. Desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
7. Em caso de enxurrada ou similar, coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos.
8. Em caso de situação de grande perigo confirmada: Procure abrigo, evite permanecer ao ar livre.