Portal Você Online

Inovação digital 4.0 tem workshop para capacitar profissionais do mercado


O encontro reuniu a classe empresarial e acadêmicos de diversos pontos da cidade. Foto: divulgação

Saber em tempo real o que acontece nas máquinas da linha de produção das empresas foi uma das propostas explicadas no Workshop Indústria 4.0 da Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech). O encontro ocorreu nesta semana e reuniu a classe empresarial e acadêmicos de diversos pontos da cidade.

A iniciativa é promovida pelo grupo de especialistas da fundação em parceria com o FabLab powered by EcoStruxure, espaço único na região Norte estruturado na capacitação técnica para os conceitos 4.0 do mercado de inovação digital. O laboratório é fruto da integração entre o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT) e a Schneider Electric Brasil, no objetivo de beneficiar quase 500 empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM).

O engenheiro de automação da FPF Tech, Matheus Maquine, foi um dos palestrantes do evento que foi gratuito ao público. Os softwares integrados apresentados pela fundação, ele destacou, têm a capacidade de formar uma espécie de central de inteligência para monitorar e digitalizar os serviços prestados por cada empresa.

Nesse sentido, o conhecimento de Internet das Coisas (IoT, do inglês), da realidade aumentada e do gerenciamento de dados, por exemplo, aplicados no ambiente empresarial se tornam possíveis. “Esse modelo de softwares que apresentamos é aplicável para qualquer empresa, não importa o tipo”, esclareceu ele.

Nesse sistema é evitado contratempos e antecipado falhas, por exemplo, otimizando a qualidade da produção das empresas. Melhores diagnósticos sobre osresultados obtidos também é um ponto garantido do sistema.

Mão de obra

Parceira de inovação, a fábrica japonesa SMC, do setor de pneumáticos e eletropneumáticos do PIM, esteve presente no evento. O executivo comercial, Raul Ferreira, comentou que 90% da atual demanda são as solicitações por realidade aumentada e comunicação via wireless. O gap, entretanto, é a falta de recursos humanos no mercado regional.

“O conceito 4.0 ainda está engatinhando no Amazonas por falta de pessoal. Essa transição vai durar de dois a três anos, no máximo”, disse, frisando que a contratação está priorizando gente que tenha formação profissional nesses conhecimentos específicos, tanto experientes no mercado quanto pessoas mais jovens.

Sobre a FPF Tech

A FPF Tech é uma Instituição de Pesquisa e Desenvolvimento, sem fins lucrativos, focada na geração de soluções inovadoras, serviços e cases de sucesso globais nas áreas de Automação Industrial, Tecnologias Móveis e Assistivas, Internet, Qualidade de Software e Capacitação Tecnológica. Há 21 anos, a FPF Tech atua em Manaus com estreita cooperação com Universidades e investe continuamente na formação técnico-científica de seus colaboradores, estudantes e profissionais do mercado.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *