
Servidores da Previdência Social do INSS no Amazonas não aderiram à greve nacional deflagrada na terça-feira (16). Os serviços estão sendo mantidos em horário normal durante a semana para aqueles que possuem agendamento.
De acordo com a assessora de comunicação do órgão, Marina Dias, os assuntos relacionados a negociações e reajustes salariais do funcionalismo federal são tratados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e que hoje haverá uma reunião às 16h no MGI com representantes dos servidores e do INSS.
O gerente temporário da unidade Centro do INSS, Cícero Lucenildo, informou que os atendimentos seguem normais e que os servidores têm o direito à greve, mas não se manifestaram.
“As agências não tiveram impacto da greve, não há nenhum servidor que aderiu ao movimento até agora, embora o movimento esteja forte pelo Brasil”, disse o servidor.
Cícero Lucenildo ressaltou que na unidade da avenida Codajás, apenas um servidor aderiu ao movimento.
“Na Codajás, um servidor aderiu, mas lá se realiza perícia médica e os servidores da perícia não estão participando do movimento, então lá também não foi afetado e continua normal. São seis agências na capital e, se você visitar todas elas, a maioria está funcionando normalmente”, destacou Lucenildo.
O gerente acrescentou que a adesão à greve depende dos servidores e que não sabe ao certo os impactos, pois os servidores não demonstraram interesse em aderir até o momento.
“Estamos todos preocupados, várias pessoas já perguntaram se vamos fechar, o que vai acontecer. É uma questão complexa, mas até agora o atendimento está normal, não temos impacto nem previsão de impacto. Pode ser que amanhã eu chegue aqui e o setor tenha aderido, aí muda tudo, né? Aí já muda”, disse Cícero Lucenildo.
Nas unidades de atendimento de Manaus, cerca de 150 pessoas foram atendidas durante a manhã desta quarta-feira (17), como o caso de Isaura Carla, que aguardava há três meses por esse agendamento na unidade Aleixo para iniciar a aposentadoria.
“Estou feliz por ter conseguido o atendimento, nem sabia que estava tendo greve, mas fui marcada para hoje e consegui aqui dar entrada nos meus documentos de aposentadoria”, disse.
A assessoria do INSS informou ainda que o balanço de adesões será divulgado no início da noite


