Parcela de 2020 já foi paga por causa da pandemia, mas decreto publicado no início de julho garante que o INSS também deve antecipar o décimo terceiro em 2021
De acordo com o novo decreto, publicado no início de julho, o INSS irá antecipar o pagamento do 13° previdenciário, concedido anualmente a quem recebe aposentadorias, pensões por morte ou auxílios diversos. A medida começa a valer em 2021.
Esse ano, as parcelas foram adiantadas por causa da pandemia do coronavírus. O novo decreto estende para outros anos essa possibilidade, sem que haja a necessidade do Governo Federal anunciar o adiantamento.
As parcelas do 13º salário já foram pagas esse ano, entre o final de abril e início de junho, devido à crise provocada pela Covid-19. De acordo com o calendário oficial do INSS, as parcelas deveriam ser quitadas no final do ano, embora fosse comum que a primeira parte fosse antecipada para o mês de agosto. Mas, de acordo com o Decreto Nº 10.410, em 2021 já está previsto a quitação da primeira parcela do 13º para agosto.
Agora, o Senado estuda a possibilidade de criar, somente para este ano, um 14º salário para aposentados e pensionistas do INSS. A intenção é auxiliar os beneficiários que já sacaram o 13º, e ainda encontram dificuldades financeiras por causa a pandemia. A proposta também visa movimentar a economia do país.