Seguindo o plano de reabertura gradual do governo do Amazonas, que autoriza o retorno das atividades presenciais por fases, algumas instituições de ensino privado retornam as suas atividades nesta segunda-feira (6).
Algumas escolas tradicionais da rede particular recebem seus alunos a partir da manhã desta segunda-feira, entre elas a Martha Falcão, Pinocchio, o Centro de Ensino Literatus e o curso pré-vestibular Vetor.
Segundo a presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM), Elaine Saldanha, a entidade tem buscado participar ativamente de todas as discussões sobre o setor educacional e a Covid-19, além de orientar as instituições de ensino sobre o cenário.
“Estamos bastante engajados para este retorno, criamos uma cartilha orientando as associadas sobre as providências a serem tomadas e suporte para a aquisição de serviços, produtos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que serão utilizados por alunos, professores e funcionários das instituições”, informou Saldanha.
Entre as recomendações do CEE/AM, está a oferta de uma forma híbrida de ensino, que combina a aprendizagem online e presencial, cumprindo o currículo priorizado para cada etapa e modalidade de ensino.
Além disso, o documento também recomenda que as instituições assegurem a segurança sanitária, reorganizem o espaço físico do ambiente escolar e ofereçam orientações permanentes aos alunos quanto aos cuidados a serem tomados nos contatos físicos com os colegas. E a proibição de atividades coletivas que possam resultar em aglomeração em ginásios, teatros, auditórios, bibliotecas, entre outros.
O distanciamento social de 1,5m entre os alunos em todos os espaços, principalmente na sala de aula, e a higienização de todos os ambientes, ao término de cada turno, também são recomendados pela resolução assinada pelo presidente do CEE/AM, Luis Fabian Barbosa.
A resolução indica ainda a realização do acolhimento e reintegração social dos professores, estudantes e suas famílias como forma de superar os impactos psicológicos ao longo do isolamento social.
Ainda esta semana, o governo irá publicar um novo decreto com recomendações para funcionamento. Enquanto isso, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) busca orientar as associadas com as medidas da resolução n° 057 do Conselho Estadual de Educação (CEE/AM).