Portal Você Online

Internações de Covid-19 no AM caem 50% em maio

Dados da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS/AM) informam que o número de óbitos e internações caiu 50% em maio, no Amazonas. Ainda de acordo com os indicadores do órgão, a taxa de leitos também caiu para 69% em UTIs e de 62% clínicos, atualmente.

A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Pinto, confirma a queda e aponta alguns indicadores positivos no atual cenário do coronavírus no estado:

“No período de 3 a 9 de maio ocorreram 632 internações; já no período de 17 a 23 de maio, foram 339 internações, uma redução de 50%”, explica Rosemary Pinto. Ela destaca que o número é ainda maior em Manaus. “A redução na capital é de 58%. Na semana de 3 a 9 de maio, foram 377 internações; de 17 a 23 de maio, caiu para 156 internações”, completou.

Diretora-presidente da FVS/AM, Rosemary Pinto

Outro indicador positivo apontado por Rosemary é em relação a óbitos, que também apresentou redução de 20% entre o período de 3 a 17 de maio, quando comparado a 18 a 23 do mesmo mês. “Saiu de 462 pessoas enterradas para 369 óbitos”, informou.

A redução do número de internações e óbitos de pacientes da Covid-19, associada à diminuição de casos confirmados por meio do exame RT-PCR, bem como a ampliação da realização de testes rápidos, tanto na capital quanto no interior, foram alguns indicadores utilizados para a abertura gradual do comércio e de outras atividades em Manaus.

A decisão do governador Wilson Lima levou em conta também a capacidade de resposta do sistema estadual de saúde. O aumento do número de casos confirmados no estado está relacionado com a ampliação da testagem e o diagnóstico da Covid-19, principalmente nos municípios do interior.



Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *